04/02/2026 19:36 -
04/02/2026 19:36 -
A deputada Juliana Cardoso (PT-SP) foi eleita, por aclamação, presidente da Comissão da Amazônia e dos Povos Originários e Tradicionais da Câmara dos Deputados.
Segundo Cardoso, a comissão criada em 2023 é fruto de uma luta histórica dos povos originários, dos ribeirinhos e das comunidades tradicionais que, por muito tempo, foram invisibilizados.
Cardoso afirmou, em seu discurso de posse, que o Brasil tem todas as condições de apostar em energia limpa, floresta em pé, manejo sustentável, economia que gere renda, trabalho e desenvolvimento, mas sem desmatamento.
Juliana Cardoso: "Que essa comissão seja espaço real de avanço nas políticas de combate ao desmatamento, ao garimpo ilegal, a todas as formas de violência contra o território, pessoas e mulheres para que as próximas gerações tenham rios vivos, florestas em pé, água limpa para beber e ar puro para respirar."
Gestora pública, Juliana Cardoso foi quatro vezes vereadora na capital paulista antes de assumir o primeiro mandato como deputada federal. A deputada, que tem ascendência da etnia Terena, foi vice-presidente da comissão por dois anos consecutivos (2024-2025).
A Comissão da Amazônia discute e vota propostas relativas ao desenvolvimento da região amazônica e assuntos indígenas, como regime das terras tradicionalmente ocupadas por esses povos.
Mais cedo, a deputada Delegada Ione (Avante-MG) foi eleita, também por unanimidade, presidente da Comissão de Administração e Serviço Público.
A presidente recém-eleita falou da alegria de estar à frente do colegiado.
Delegada Ione: "Sou servidora pública sou delegada de polícia. Eu me sinto muito à vontade de estar à frente. Sei muito bem que tem projetos extremamente importantes referentes a administração pública, a servidor público e isso é inerente ao país."
Delegada da Polícia Civil de Minas Gerais, Ione está em seu primeiro mandato como deputada federal. Ela foi a 1ª vice-presidente do colegiado por dois anos
A comissão discute temas como a prestação de serviços públicos em geral, a organização politico-administrativa da União e o regime jurídico dos servidores públicos civis e militares, ativos e inativos.
Da Rádio Câmara, de Brasília, Tiago Miranda.
Use esse formulário para comunicar erros ou fazer sugestões sobre o novo portal da Câmara dos Deputados. Para qualquer outro assunto, utilize o Fale Conosco.
Sua mensagem foi enviada.