03/02/2026 19:15 -
03/02/2026 19:15 -
Na primeira semana dos trabalhos de 2026, os deputados começaram a eleger os presidentes das comissões temáticas. O deputado Luiz Philippe de Orleans e Bragança (PL-SP), do PL de São Paulo, foi eleito para a presidência da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional. O deputado, que é descendente da família imperial brasileira, é administrador, cientista político e escritor. Luiz Philippe avalia que o Brasil perdeu espaço de influência no cenário mundial, e considera esse ponto uma prioridade do seu mandato.
Luiz Philippe de Orleans e Bragança: “No campo internacional trabalharemos para reposicionar o Brasil como uma nação previsível, confiável e comprometida com a defesa da soberania, da legalidade e da democracia. A diplomacia parlamentar será instrumento fundamental desse esforço, exercida com independência e responsabilidade.”
A política migratória e a expansão acelerada do crime organizado transnacional e do narcotráfico também foram mencionadas como áreas de destaque nos trabalhos da Comissão de Relações Exteriores para este ano.
Já a Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado elegeu o deputado Coronel Meira (PL-PE), do PL de Pernambuco, para a presidência do colegiado. O parlamentar, que é integrante da Polícia Militar pernambucana, disse que a segurança pública é o tema de maior preocupação dos brasileiros.
Coronel Meira: “Temos urgentemente, nesta comissão, que fortalecer a segurança urbana. O povo brasileiro, aquele que mora na sua rua, no seu bairro, na sua cidade, não aguenta mais o que os bandidos estão fazendo por todo o Brasil, o que o crime organizado está fazendo por todo o Brasil.”
A valorização do policial em pontos como piso salarial e bancos de horas, o combate ao crime organizado e a recriação do Ministério da Segurança Pública foram mencionados pelo deputado Coronel Meira como pontos de trabalho importantes para a Comissão de Segurança Pública em 2026.
Da Rádio Câmara, de Brasília, Daniele Lessa.
Use esse formulário para comunicar erros ou fazer sugestões sobre o novo portal da Câmara dos Deputados. Para qualquer outro assunto, utilize o Fale Conosco.
Sua mensagem foi enviada.