02/02/2026 21:19 -
02/02/2026 21:19 -
O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), anunciou que o texto do acordo entre o Mercosul e União Europeia deverá ser votado no Plenário da Casa na última semana de fevereiro, depois do Carnaval.
Hugo Motta explicou o cronograma de análise do acordo pelos deputados. O texto deve ser analisado até o Carnaval pela Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul. Na volta do feriado, pelo Plenário.
O presidente da Câmara disse que o texto deve unir governo e oposição.
Hugo Motta: “Tem mais de 4 mil páginas, não dá para se fazer uma análise de maneira atropelada, nós queremos fazer realmente um trabalho de qualidade e de excelência. Não tenho dúvidas que essa matéria unirá todos os partidos da Casa, independente de serem partidos de oposição ou da base aliada do governo, porque é uma matéria de país, é uma matéria de Estado, é uma matéria que é importante para a economia brasileira.”
O acordo prevê que os países do Mercosul e da União Europeia eliminem ou reduzam gradualmente em até 90% as tarifas de importação e exportação de diversos produtos em um prazo de dez anos.
Entre as principais medidas estão a redução progressiva de impostos de importação, principalmente de produtos agrícolas do Mercosul, como carne, etanol e açúcar, assim como em relação a produtos industriais europeus, como automóveis e maquinários.
Hugo Motta destacou a importância do acordo para a economia do país e da região.
Hugo Motta: “É um acordo que o Brasil esperou por mais de 26 anos, momento importantíssimo para a nossa economia e para a integração desses mercados que passarão a ter com esse acordo a condição de melhorar e avançar bastante no intercâmbio comercial entre os países que fazem parte da União Europeia e os países que fazem parte do Mercosul. O Brasil tirará, sem dúvida alguma, um grande proveito desse acordo comercial.”
O acordo comercial precisa ser confirmado pelos parlamentos de cada um dos países integrantes dos blocos para entrar em vigor. No Brasil, é preciso passar pela análise da Câmara e depois pelo Senado.
Da Rádio Câmara, de Brasília, Antonio Vital.
Use esse formulário para comunicar erros ou fazer sugestões sobre o novo portal da Câmara dos Deputados. Para qualquer outro assunto, utilize o Fale Conosco.
Sua mensagem foi enviada.