02/02/2026 18:06 - Economia
02/02/2026 18:06 - Economia
Logo na abertura dos trabalhos legislativos, deputados iniciaram as articulações para a investigação política do escândalo financeiro do Banco Master. Por meio de uma Comissão Parlamentar de Inquérito, eles querem apurar as irregularidades em torno da negociação de cerca de R$ 12 bilhões em títulos e carteiras de crédito sem lastro adquiridos pelo BRB junto ao Banco Master. O pedido de CPI na Câmara partiu do deputado [[Rodrigo Rollemberg]] (PSB-DF) logo no primeiro dia de trabalhos legislativos do ano.
Rodrigo Rollemberg: “Protocolei o requerimento com 201 assinaturas de representante de todos os partidos. Não há nenhum impedimento para a instalação dessa Comissão Parlamentar de Inquérito sobre esse que, segundo palavras do ministro da Fazenda, é a maior fraude bancária da história do Brasil. E aqui no Congresso Nacional, nós vamos trabalhar fortemente para que o presidente Hugo Motta possa instalar imediatamente a CPI do Banco Master.”
O escândalo do Banco Master é investigado pela Polícia Federal, acompanhado de perto pelo Supremo Tribunal Federal, Tribunal de Contas da União e Banco Central. Um dos signatários da CPI, o vice-líder do União Brasil, deputado [[José Nelto]] (União-GO) também quer descobrir eventuais ligações de autoridades com o caso.
José Nelto: “Esse escândalo que está deixando a população brasileira indignada e cobrando do Congresso Nacional brasileiro uma ação política. A ação política é a CPI.”
Vice-líder da Minoria, a deputada [[Bia Kicis]] (PL-DF) lembrou que a CPMI do INSS, que investiga descontos não autorizados em aposentadorias e pensões, também tem foco em algumas ações de Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, que está em prisão domiciliar. O banqueiro já foi convocado para depor na CPMI (em 5/2).
Bia Kicis: “Eu quero lembrar também que nós temos a CPMI do INSS que volta a funcionar já na quinta-feira. Essa CPMI não pode parar: nós temos a convocação do Vorcaro. E temos a CPI do Banco Master. A gente vê com muita preocupação o cenário atual de corrupção deslavada e de desmandos.”
Na CPMI do INSS, o depoimento de Vorcaro está relacionada a empréstimos consignados concedidos pelo Banco Master a aposentados e pensionistas.
Da Rádio Câmara, de Brasília, José Carlos Oliveira.
Use esse formulário para comunicar erros ou fazer sugestões sobre o novo portal da Câmara dos Deputados. Para qualquer outro assunto, utilize o Fale Conosco.
Sua mensagem foi enviada.