30/01/2026 12:00 - Saúde
30/01/2026 12:00 - Saúde
EM CASO DE UMA NOVA PANDEMIA, OS ESTUDANTES DO ÚLTIMO ANO DOS CURSOS DE SAÚDE PODERÃO SER CONVOCADOS PARA TRABALHAR. OUÇA MAIS DETALHES NA MATÉRIA DE MÔNICA THATY.
Estudantes da área de saúde poderão ser convocados para trabalhar em caso de decretação de estado de calamidade pública decorrente de epidemia. É o que prevê projeto já aprovado pela Comissão de Educação da Câmara dos
deputados(PL 1180/20).
A proposta permite que o governo federal convoque os estudantes do último ano dos cursos da área de saúde, com supervisão profissional, para o combate de epidemias.
O relator, deputado Professor Alcides (PL-GO), lembra que a proposta foi apresentada durante a pandemia de covid-19, mas se mantém atual.
Durante a última crise, vários estudantes foram convocados para realizar o estágio curricular obrigatório nas unidades de saúde. Professor Alcides destaca que o texto atual aprimora a atuação dos alunos.
“Por levar em conta as diretrizes curriculares que regem os cursos da área de saúde, autorizando os gestores do Sistema Único de Saúde, SUS, a convocar estudantes de curso das áreas de saúde para auxiliar nas ações de saúde necessárias ao controle de epidemia, desde que já tenham sido aprovado nas disciplinas obrigatórias que os habilitem participar do estágio obrigatório”.
O projeto que prevê a convocação de estudantes da área de saúde para combater pandemia ainda precisa ser apreciado pelas comissões de Saúde e de Constituição e Justiça. Se for aprovado por todas, pode seguir direto para votação no Senado.
Da Rádio Câmara, de Brasília, Mônica Thaty.
Use esse formulário para comunicar erros ou fazer sugestões sobre o novo portal da Câmara dos Deputados. Para qualquer outro assunto, utilize o Fale Conosco.
Sua mensagem foi enviada.