30/01/2026 12:14 - Saúde
30/01/2026 12:14 - Saúde
COMISSÃO APROVA PROPOSTA QUE PREVÊ QUE CERATOCONE PODERÁ SER RECONHECIDO COMO DEFICIÊNCIA SENSORIAL. A REPÓRTER MÔNICA THATY NOS CONTA COMO FUNCIONA ESSA DOENÇA.
O ceratocone em grau quatro poderá ser reconhecido como deficiência sensorial, do tipo visual. É o que prevê proposta aprovada pela Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência (PL 3021/22).
O ceratocone é uma deformação da córnea que, conforme a evolução da enfermidade e o tratamento, pode levar a um quadro de baixa capacidade visual. Estima-se que um a cada vinte mil brasileiros sofre com a condição.
O relator da proposta, deputado Amom Mandel (Cidadania-AM), explica que a doença reduz a qualidade de vida, os tratamentos são caros e não são totalmente eficazes. Ele afirma que o projeto segue o determinado pela Lei Brasileira de Inclusão.
“A LBI e a Convenção Internacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência, orientam que a deficiência seja compreendida como o resultado da interação entre os impedimentos de longo prazo e as diversas barreiras sociais que limitam a participação plena e efetiva”.
Para ter direito aos benefícios, os pacientes terão que se submeter a avaliação biopsicossocial por equipe multiprofissional interdisciplinar para identificar os impeditivos de longo prazo provocados pela doença.
O projeto que reconhece o ceratocone em grau 4 como deficiência visual ainda será avaliado pelas comissões de Saúde e de Constituição e Justiça. Se for aprovado em todas, pode seguir direto para apreciação no Senado.
Da Rádio Câmara, de Brasília, Mônica Thaty.
Use esse formulário para comunicar erros ou fazer sugestões sobre o novo portal da Câmara dos Deputados. Para qualquer outro assunto, utilize o Fale Conosco.
Sua mensagem foi enviada.