30/01/2026 13:33 - Direito e Justiça
30/01/2026 13:33 - Direito e Justiça
A CPMI DO INSS VAI OUVIR NA PRÓXIMA QUINTA-FEIRA DANIEL VORCARO, INVESTIGADO POR FRAUDE NO BANCO MASTER. ELE FOI CONVOCADO PARA EXPLICAR COMO A INSTITUIÇÃO MANTINHA DESCONTOS EM FOLHA DE APOSENTADOS SEM AUTORIZAÇÃO. O REPÓRTER LUIZ GUSTAVO XAVIER TEM OS DETALHES.
O presidente da Comissão Parlamentar Mista de inquérito (CPMI) do INSS, senador Carlos Viana (Podemos-MG), afirmou que o colegiado convocou o dono do Banco Master, Daniel Vorcaro, para prestar depoimento em 5 de fevereiro. O senador defendeu que Vorcaro seja obrigado a falar.
“Nós precisamos que um banqueiro que envolveu metade da República e do próprio Parlamento, que é acusado de um desfalque bilionário no País, que seja obrigado a falar e venha e prestar depoimentos e explique aos 250 mil aposentados como mantinha os descontos em folha sem autorização e o que ele fez para devolver esse dinheiro de quem não tinha essa confirmação.”
Viana afirmou que o que leva à convocação de Vorcaro são os contratos de empréstimos consignados que o banco Master tinha em carteira e foram suspensos do INSS por falta de comprovação de documentação que garantisse a anuência dos aposentados.
“Como ele conseguiu manter esses descontos sem uma autorização formal das pessoas que estavam sendo descontadas e quais medidas que ele tomou pelo banco para poder diante das reclamações e não cobrar mais. Ele terá que nos dá essas explicações.”
A CPMI também convocou para depor no mesmo dia Luiz Félix Cardamone Neto, ex-presidente do BMG. Outro que poderá ser ouvido no dia 5 é o atual presidente do INSS, Gilberto Waller Júnior.
Carlos Vianna explicou que a previsão é que senadores e deputados realizem ainda 11 reuniões até o dia 19 de março. A leitura do relatório final do deputado Alfredo Gaspar (União-AL) (União-AL) está programada para 23 de março. A votação do texto é prevista para 26. No entanto, o senador Carlos Vianna quer estender o trabalho da CPMI do INSS por mais 60 dias. Ele deve ser reunir com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, para fazer o pedido de prorrogação e levar as assinaturas dos parlamentares.
Da Rádio Câmara, de Brasília, Luiz Gustavo Xavier
Use esse formulário para comunicar erros ou fazer sugestões sobre o novo portal da Câmara dos Deputados. Para qualquer outro assunto, utilize o Fale Conosco.
Sua mensagem foi enviada.