30/01/2026 13:38 - Plenário
Radioagência
Deputados retomam votações nesta segunda; programa Gás do Povo está na pauta
DEPUTADOS RETOMAM AS VOTAÇÕES, APÓS O RECESSO, NESTA SEGUNDA-FEIRA. APÓS A SESSÃO SOLENE DE ABERTURA DOS TRABALHOS LEGISLATIVOS, COM REPRESENTANTES DOS TRÊS PODERES, A CÂMARA SE REÚNE NO FIM DA TARDE.
ENTRE OS ITENS NA PAUTA, ESTÁ O PROGRAMA GÁS DO POVO. O REPÓRTER CID QUEIROZ TEM AS INFORMAÇÕES.
Com a abertura dos trabalhos legislativos marcada para a tarde dessa segunda feira (2), as votações começam numa sessão extraordinária logo em seguida.
O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), anunciou a votação da medida provisória que criou o programa Gás do Povo (MP 1313/25) e o projeto que cria o Instituto Federal do Sertão Paraibano (PL 1/26).
Os deputados devem votar também a MP que abre crédito extraordinário de 83 milhões e 500 mil reais para o setor rural (MP 1312/25).
Em reunião com os líderes partidários, o presidente da Câmara propôs a manutenção da distribuição das comissões negociada entre os partidos no ano passado. A eleição deve ocorrer antes do Carnaval.
O líder do governo, deputado cearense José Guimarães (PT-CE), do PT, falou das prioridades para o reinício dos trabalhos.
"Prioridade número 1: a composição das comissões, que foi aprovada proposta de manutenção dos mesmos partidos presidindo as comissões, só mudam os nomes. Nós vamos votar duas medidas provisórias que estão vencendo: a do gás do povo; a 1312 que é um crédito extraordinário pro setor rural e a 1313 que é vale-gás."
Antes do feriado de carnaval, também pode ser votado o acordo comercial União Europeia com o Mercosul. É que explica o líder da Federação PT-PCdoB-PV, deputado fluminense Lindbergh Farias (PT-RJ).
"Presidente também falou que quer colocar pra votar o acordo União Europeia-Mercosul! Antes do Carnaval, se possível. Pra isso vai depender do envio da mensagem por parte do governo – a gente já está tratando disso, pro governo enviar o mais rápido possível. E tem que passar pela comissão do Parlasul. E a ideia é que chame reunião dessa comissão do Parlasul na próxima terça-feira.
Nessas duas semanas, o relator da proposta que inclui na Constituição o Sistema Único de Segurança Pública (PEC 18/25), deputado Pernambucano Mendonça Filho (União-PE), do União, vai fazer reuniões com as bancadas partidárias para apresentar o seu relatório. Mas a votação da chamada PEC da Segurança Pública deve ficar para depois do Carnaval.
"Depois dessa apresentação junto às bancadas, que ocorrerá justamente na primeira semana de fevereiro e segunda semana de fevereiro; logo após o Carnaval, ou seja na semana do dia 23-24 de fevereiro nós temos a previsão de que o tema será apreciado na Comissão Especial e na sequência no plenário da Câmara dos Deputados."
Esses e outros debates no Plenário você acompanha na Rádio e na TV Câmara, no canal da Câmara no Youtube e nas nossas redes sociais.
Da Rádio Câmara, de Brasília, Cid Queiroz








