29/01/2026 17:13 - Plenário
29/01/2026 17:13 - Plenário
O PODER LEGISLATIVO ABRE OS TRABALHOS DE 2026 COM UMA SESSÃO SOLENE MARCADA PARA ESTA SEGUNDA-FEIRA, 2 DE FEVEREIRO. NA SOLENIDADE, REPRESENTANTES DOS TRÊS PODERES INDICAM AS PRIORIDADES PARA O ANO.
SE O TEMPO ESTIVER ABERTO, RITO QUE ANTECEDE SESSÃO DEVE INCLUIR SEQUÊNCIA COM TIROS DE CANHÃO E DRAGÕES DA INDEPENDÊNCIA À FRENTE DO CONGRESSO NACIONAL. ACOMPANHE OS DETALHES COM O REPÓRTER LUIZ CLÁUDIO CANUTO.
Segundo a Constituição, o Congresso precisa se reunir em solenidade todo início de ano a partir do dia 2 de fevereiro para inaugurar a sessão legislativa. Neste ano, será mesmo no dia 2 de fevereiro, uma segunda-feira. Uma sessão conjunta da Câmara dos Deputados e do Senado Federal está marcada para as três horas da tarde.
A sessão solene do Congresso será conduzida pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), e contará também com o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e com representantes dos poderes Executivo e Judiciário.
Durante o evento, os parlamentares recebem a mensagem do presidente da República com os projetos prioritários para este ano. A presença do presidente na entrega da mensagem é opcional. Normalmente, o Palácio do Planalto envia o texto por meio de um representante.
Depois que a mensagem presidencial for lida, é a vez de o representante do Supremo Tribunal Federal (STF) fazer sua apresentação.
Na sequência, fala o presidente da Câmara, Hugo Motta. Por fim, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, faz seu discurso. A sessão é, então, encerrada, sem direito a uso da palavra aos demais parlamentares.
A sessão solene que inaugura os trabalhos legislativos do ano é, em geral, precedida de um rito que data da inauguração da República, no século XIX. A sequência pode incluir a passagem da tropa em revista, execução do Hino Nacional, salva de tiros de canhão e a presença, na rampa do Congresso Nacional, dos Dragões da Independência. Se o tempo estiver chuvoso, o rito pode ser abreviado e as autoridades serem convidadas a entrar no Palácio do Congresso pela chapelaria.
Depois da inauguração dos trabalhos, os deputados se reúnem no fim da tarde, a partir das seis horas, para uma sessão de votações.
Da Rádio Câmara, de Brasília, Luiz Cláudio Canuto
Use esse formulário para comunicar erros ou fazer sugestões sobre o novo portal da Câmara dos Deputados. Para qualquer outro assunto, utilize o Fale Conosco.
Sua mensagem foi enviada.