28/01/2026 17:56 - Transportes
28/01/2026 17:56 - Transportes
20260128 MT CMADS MOBILIDADE URBANA PL 1743/23
Projeto que incentiva o uso de veículos elétricos, por meio da criação do Programa Mobilidade Urbana Sustentável, foi aprovado pela comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados (PL 1743/23).
Segundo a relatora, deputada Duda Salabert (PDT-MG), o objetivo central da proposta é apoiar os municípios na modernização do transporte público coletivo, estimulando a substituição da frota por veículos elétricos ou híbridos.
“A iniciativa busca não apenas renovar a frota, mas também reduzir a poluição, tornar o transporte mais eficiente e melhorar a qualidade de vida nas cidades brasileiras. O Brasil possui uma frota superior a 123 milhões de veículos com impacto direto sobre a poluição urbana, emissão de gases de feito estufa. Nesse cenário, o projeto encontra-se respaldado direto no artigo 225 da Constituição, que garante a todos o direito ao meio o ambiente ecologicamente equilibrado e impõe ao poder público o dever de preservá-lo”.
O texto apresentado por Duda Salabert prevê que, para aderir ao programa, os municípios terão que comprovar capacidade técnica de gerenciar a frota. A aquisição dos veículos elétricos ou de baixo carbono para o transporte público coletivo urbano poderá ser feita com recursos do Ministério de Minas e Energia, por linhas de crédito ou com recursos próprios.
A proposta que institui o Programa Mobilidade Urbana Sustentável ainda terá que ser aprovada por outras comissões e, depois, será apreciada pelo Plenário da Câmara.
Da Rádio Câmara, de Brasília, Mônica Thaty.
Use esse formulário para comunicar erros ou fazer sugestões sobre o novo portal da Câmara dos Deputados. Para qualquer outro assunto, utilize o Fale Conosco.
Sua mensagem foi enviada.