28/01/2026 17:54 -
Radioagência
Líderes fecham acordo para manter os mesmos partidos no comando das comissões permanentes
LÍDERES FECHAM ACORDO PARA MANTER OS MESMOS PARTIDOS NO COMANDO DAS COMISSÕES PERMANENTES E LISTAM PRIORIDADES PARA AS PRIMEIRAS SEMANAS DE TRABALHOS LEGISLATIVOS. LUIZ GUSTAVO XAVIER TRAZ AS INFORMAÇÕES
Após acordo proposto pelo presidente da Câmara, Hugo Motta, em reunião de líderes, ficou decidido que as comissões permanentes serão comandadas pelos mesmos partidos do ano passado. De acordo com o líder do governo, deputado José Guimarães (PT-CE), essa é a prioridade para a primeira semana de trabalhos, a partir de 2 de fevereiro.
Segundo Guimarães, as bancadas vão se reunir para indicar os nomes para comandar os colegiados na próxima semana, antes da instalação das comissões. Segundo ele, as comissões serão instaladas antes do carnaval.
O líder do governo também afirmou que duas MPs entrarão na pauta na semana que vem. A primeira (MP 1312/25), abre crédito extraordinário de R$ 83 milhões para o setor rural, e a outra (MP 1313/25) é a que cria o Programa Gás do Povo, uma nova política pública federal que amplia o acesso ao gás de cozinha no Brasil.
“Cada bancada vai ter a próxima semana para discutir isso para compor tudo antes do carnaval, essa é a prioridade das prioridades. Segunda prioridade: são duas MPs que estão vencendo que é a gás d povo e a que abre crédito para o setor rural.”
O relator da PEC da Segurança, deputado Mendonça Filho (União-PE) também participou da reunião. Ele destacou a prioridade do tema para o Legislativo e disse que o texto deve ir a voto na semana após o carnaval. Antes vai se reunir com o novo ministro da Justiça e Segurança Pública, Wellington César Lima e Silva. O deputado Mendonça Filho também vai se reunir com as bancadas em busca de consenso e contribuições dos parlamentares para o texto antes de votar na comissão especial.
“Apresentei aos líderes e agora apresento o texto junto às bancadas que ocorrerá na primeira e na segunda semana de fevereiro e na semana após o carnaval, na semana do dia 23/24 de fevereiro será apreciado na comissão especial e em sequencia no Plenário.”
O presidente da Câmara também garantiu celeridade na votação do acordo União Europeia-Mercosul. O acordo comercial foi assinado este mês (17) pelos líderes dos Estados-membros dos dois blocos, após mais de 25 anos de negociações. O tratado pode criar a maior zona de livre comércio do mundo. Para entrar em vigor, a proposta precisa ser ratificada pelos pelos parlamentos dos países envolvidos.
Da Rádio Câmara, de Brasília, Luiz Gustavo Xavier








