28/01/2026 16:01 - Saúde
28/01/2026 16:01 - Saúde
COMISSÕES APROVAM PROJETO QUE ESTABELECE TRATAMENTO HORMONAL NO SUS PARA MULHERES NO CLIMATÉRIO. A REPÓRTER DANIELE LESSA TEM MAIS DETALHES.
As comissões de Saúde e de Defesa dos Direitos da Mulher aprovaram projeto para que diferentes abordagens terapêuticas para o controle dos sintomas do climatério, incluindo terapias hormonais, sejam oferecidas no Sistema Único de Saúde, o SUS. A proposta também prevê a elaboração de diretrizes para orientar o atendimento, com avaliação individualizada de cada paciente.
Hoje, a Lei Orgânica da Saúde já garante o direito à assistência terapêutica integral no SUS. No entanto, especialistas e parlamentares apontam que o acompanhamento oferecido atualmente para as mulheres no climatério é limitado e desigual, especialmente quando se trata do acesso a tratamentos hormonais.
Autora do projeto, a deputada Ana Paula Lima (PT-SC) destaca que a proposta nasce da sua experiência profissional e pessoal, e da escuta de mulheres que enfrentam dificuldades para acessar esse tipo de cuidado na rede pública de saúde.
“Primeiro que eu passei por isso, segundo porque eu sou da área da saúde, sou enfermeira. E o relato de várias mulheres, antigamente não se falava, hoje se fala. Quando é uma classe que tem mais condições financeiras, elas conseguem o tratamento hormonal, a reposição hormonal. Mas a gente observou também, nas mulheres, a maioria delas, pela falta de conhecimento e pela falta desse tratamento, elas não têm acesso a esses tratamentos. Então, a reposição dos hormônios é que vai dar essa sensação de bem-estar, evitar os calorões, evitar as depressões, os desânimos, que são os principais sintomas e que afetam a maioria das mulheres.”
O projeto aprovado não cria a obrigatoriedade imediata de oferta de um medicamento específico, mas abre caminho para que o SUS estabeleça diretrizes clínicas e incorpore tratamentos hormonais no seu atendimento.
O projeto que inclui no SUS diferentes abordagens terapêuticas para o controle dos sintomas do climatério, incluindo terapias hormonais, agora segue para análise das comissões de Finanças e Tributação, e de Constituição e Justiça.
Da Rádio Câmara, de Brasília, Daniele Lessa
Use esse formulário para comunicar erros ou fazer sugestões sobre o novo portal da Câmara dos Deputados. Para qualquer outro assunto, utilize o Fale Conosco.
Sua mensagem foi enviada.