27/01/2026 18:13 - Educação
27/01/2026 18:13 - Educação
COMISSÃO APROVA INCENTIVOS PARA MULHERES NA ÁREA DE CIÊNCIAS. A REPÓRTER MÔNICA THATY TEM MAIS INFORMAÇÕES.
Projeto aprovado pela Comissão de Educação incentiva a participação feminina nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia, matemática, química, física e tecnologia da informação.
A proposta prevê a implementação em duas áreas: na educação básica, com programas específicos para gerar o interesse das meninas nas ciências; e na educação superior, com mecanismos que ajudem as mulheres que foram mães ou são cuidadoras a concluir seus cursos na educação superior.
Também está prevista a criação de um regime especial de avaliação da produção acadêmica das docentes mães ou que cuidam de parentes diretos com deficiência ou doença grave.
A relatora na Comissão, deputada Franciane Bayer (Republicanos-RS), acredita que os estímulos podem reduzir as barreiras que fazem com que muitas mulheres desistam de atuar em uma área que ainda é vista como tipicamente masculina.
“E nós sabemos que a mulher acaba sendo muitas vezes a responsável pelo cuidado com a casa e com a família e muitas vezes esses prazos legais de conclusão do curso ou até análise do currículo e dos trabalhos apresentado para ingressar em alguma carreira que é científica é prejudicada nesse ponto”.
A proposta que traz incentivos para ampliar a atuação das mulheres na área científica ainda será votada pela Comissão de Constituição e Justiça e pelo Plenário da Câmara antes de virar lei.
Da Rádio Câmara, de Brasília, Mônica Thaty.
Use esse formulário para comunicar erros ou fazer sugestões sobre o novo portal da Câmara dos Deputados. Para qualquer outro assunto, utilize o Fale Conosco.
Sua mensagem foi enviada.