21/01/2026 12:41 - Educação
21/01/2026 12:41 - Educação
A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados aprovou projeto que institui a Política Nacional do Audiovisual nas Escolas de Ensino Médio. Pelo texto aprovado, a política será voltada apenas às escolas públicas e terá entre seus objetivos desenvolver o gosto artístico dos estudantes pelas manifestações culturais e promover a preservação dos patrimônios naturais, materiais e imateriais.
Para isso, a proposta do deputado [[Idilvan Alencar]] (PDT-CE) determina que o poder público deverá equipar as escolas com os recursos tecnológicos necessários para a produção audiovisual. Caberá aos ministérios da Educação e da Cultura financiar os equipamentos. Mas estados e municípios terão de contribuir financeiramente se aderirem ao projeto.
A relatora, deputada [[Maria Rosas]] (Republicanos-SP), que é professora, acredita que o incentivo à produção audiovisual nas escolas pode aumentar também o envolvimento dos alunos com a aprendizagem.
“Em junção com o trabalho que o professor já faz na sala de aula, tendo também um recurso a mais de audiovisual para o ensino médio, que a gente sabe que é tão importante para os jovens. Inclusive, tem no projeto também essa parceria com a cultura, então tem a Educação junto com a Cultura, tendo o audiovisual para fazer a essa complementação e também melhorar ainda mais a percepção desses alunos, e fazer com que o aluno venha a ter uma boa aprendizagem.”
Ainda de acordo com o texto aprovado, a política do audiovisual nas escolas deverá promover eventos educacionais, garantir o acesso às obras produzidas e intensificar o diálogo das escolas com a comunidade. Outra medida prevista é a construção de museus de audiovisual nas localidades onde a escola se encontre.
Ao apresentar o projeto, Idilvan Alencar ressaltou que em cidades pequenas, comunidades rurais, indígenas e quilombolas quase não há acesso a equipamentos culturais, como cinemas, teatros ou museus. Daí a importância da nova política.
O autor relatou ainda que a proposta foi apresentada a ele pelo estudante de ensino médio Eduardo Teixeira da Silva, da cidade de Abaiara, no Ceará.
O projeto que institui a Política Nacional do Audiovisual nas Escolas de Ensino Médio ainda terá de ser analisado pelas comissões de Finanças e Tributação e de Constituição e Justiça.
Da Rádio Câmara, de Brasília, Maria Neves
Use esse formulário para comunicar erros ou fazer sugestões sobre o novo portal da Câmara dos Deputados. Para qualquer outro assunto, utilize o Fale Conosco.
Sua mensagem foi enviada.