21/01/2026 11:51 - Saúde
21/01/2026 11:51 - Saúde
Em 2025, o Brasil atingiu uma marca histórica ao realizar, até o primeiro semestre, quase 15 mil transplantes, segundo dados do Ministério da Saúde. O avanço no número de procedimentos está diretamente ligado ao sistema de logística da Força Aérea Brasileira (FAB), responsável por transportar, no ano passado, 232 órgãos em todo o território nacional.
Nesse cenário, a Comissão de Saúde aprovou o projeto de lei (PL 11.052/2018), de autoria do deputado Carlos Henrique Gaguim (União-TO) (DEM-TO), que prevê o uso contínuo da estrutura da FAB, com a manutenção permanente de aeronaves dedicadas ao transporte de órgãos, tecidos e partes do corpo humano para transplantes.
O texto aprovado também estabelece o uso de meios de transporte apreendidos judicialmente para a execução dessa tarefa.
De 2016 a setembro de 2025, a FAB realizou quase duas mil missões e viabilizou o envio de 2.400 órgãos, segundo dados oficiais. No ano passado, de janeiro a setembro, foram realizados 196 transportes em atendimento a 175 solicitações. Fígados e corações lideram a lista dos órgãos transportados, seguidos por rins e pulmões.
A relatora da proposta, deputada Flávia Morais (PDT-GO) (PDT-GO), destacou que o intervalo de tempo entre a retirada e o implante do órgão impõe prazos rigorosos: até quatro horas para coração e pulmão, doze horas para o fígado e até quarenta e oito horas para rins. A parlamentar afirmou ainda que, em um país de dimensões continentais e com profundas desigualdades regionais, o deslocamento imediato é essencial para garantir a viabilidade e a segurança dos procedimentos.
“Essa iniciativa, ela traz, é, para a rede, é, do sistema de saúde, é, é, mais condições para fazer, é, é, essa cirurgia de transplante, para atender mais pacientes, diminuir essa fila e, com certeza, salvar vidas.”
Apesar dos números recordes de transporte, a fila de espera ainda representa um grande desafio. Mais de 80 mil pessoas aguardam por um transplante no Brasil.
A proposta que altera a Lei de 1997 sobre o apoio da FAB para transporte de órgãos (Lei nº 9.434, de 1997), ainda será analisada pelas comissões de Viação e Transportes e de Constituição e Justiça.
Da Rádio Câmara, de Brasília, Julia Lopes.
Use esse formulário para comunicar erros ou fazer sugestões sobre o novo portal da Câmara dos Deputados. Para qualquer outro assunto, utilize o Fale Conosco.
Sua mensagem foi enviada.