16/01/2026 12:08 -
16/01/2026 12:08 -
A Comissão de Trabalho da Câmara dos Deputados aprovou projeto que garante ao trabalhador responsável por menor de 18 anos diagnosticado com câncer prioridade para trabalhar em casa e fazer jornadas flexíveis no emprego. O texto também assegura aos pais e responsáveis nessa situação licença remunerada de até dez dias após o diagnóstico da criança ou do adolescente.
Relatora da proposta, a deputada [[Rogéria Santos]] (Republicanos-BA) argumenta que o tratamento de câncer envolve procedimentos intensivos, como quimioterapia e radioterapia, que demandam tempo para consultas médicas, exames e repouso.
Rogéria Santos: “O tratamento não é só a ida ao hospital, imagine uma criança fazendo uma quimioterapia, uma radioterapia, o quanto que isso tudo é penoso para aquela criança, e o quanto ela precisa da assistência do seu responsável, do familiar, então, vale ressaltar que a gente traz uma adequação de uma licença de 10 dias, podendo, inclusive, esse trabalhador ter a sua jornada flexibilizada em home office, ou remotamente, para que ele possa, enfim, dar assistência a este menor.”
A proposta original, do deputado [[Célio Silveira]] (MDB-GO), previa licença remunerada de 15 dias para pais e responsáveis por menor de 18 anos com câncer, após o diagnóstico. Rogéria Santos reduziu o prazo para 10 dias. Ela considera que esse tempo é suficiente para o trabalhador dar suporte inicial à criança sem representar um custo excessivo para o empregador.
Rogéria Santos ressaltou que a medida complementa a legislação vigente, que já concede prioridade nas vagas de trabalho remoto a empregado com deficiência ou que tenha dependentes de até quatro anos de idade.
O projeto que concede prioridade a pais e responsáveis por crianças e adolescentes diagnosticados com câncer para realizar trabalho remoto ou jornadas flexíveis de trabalho ainda será analisada por outras três comissões da Câmara.
Da Rádio Câmara, de Brasília, Maria Neves.
Use esse formulário para comunicar erros ou fazer sugestões sobre o novo portal da Câmara dos Deputados. Para qualquer outro assunto, utilize o Fale Conosco.
Sua mensagem foi enviada.