13/01/2026 14:43 - Comunicação
13/01/2026 14:43 - Comunicação
Já está em vigor a lei que regulamenta a profissão de multimídia. A nova categoria terá entre suas atribuições a produção de textos e vídeos para os diferentes tipos de mídias eletrônicas e digitais de comunicação e de entretenimento. Pelo texto, poderá exercer a função profissional de nível superior ou técnico.
A nova legislação nasceu de um projeto da deputada [[Simone Marquetto]] (MDB-SP), apresentado em 2023. A parlamentar ressalta que o trabalho de multimídia já é exercido na prática, mas ainda não tinha reconhecimento formal. Para ela, a nova lei vai facilitar, inclusive, a formação dos profissionais.
“Nós temos em TV, em rádio, um profissional que faz tudo, que monta um dicionário, que produz um vídeo e que também lança esse vídeo. Nós temos os influenciadores, que muitos influenciadores estão mostrando conteúdo, mas não têm uma profissão, não está regulamentada. Nós estamos também conversando com as universidades, cursos técnicos, para que ofereçam também o multimídia como conteúdo aí. Mas, aquele que já tem experiência, juntar o seu material, comprovar que já é um profissional atuante, ele vai poder ter o registro.”
A lei que entra em vigor define que a atuação do profissional de multimídia engloba desde a produção até a criação de conteúdos digitais que combinem texto, imagem, som e vídeo. O trabalho pode ser exercido, por exemplo, em sites, redes sociais, aplicativos, jogos eletrônicos ou agências de publicidade.
Profissionais que já atuam na área poderão pedir ao empregador que adicione ao contrato de trabalho o exercício da profissão de multimídia.
Da Rádio Câmara, de Brasília, Maria Neves
Use esse formulário para comunicar erros ou fazer sugestões sobre o novo portal da Câmara dos Deputados. Para qualquer outro assunto, utilize o Fale Conosco.
Sua mensagem foi enviada.