07/01/2026 14:46 - Meio Ambiente
07/01/2026 14:46 - Meio Ambiente
A erva-mate é um produto de grande consumo no Brasil e faz parte tanto da economia quanto da cultura do país. Suas folhas são utilizadas na produção do chimarrão, do tereré e do chá-mate, produtos que simbolizam tradição e união, especialmente nas regiões Sul e Centro-Oeste.
Diante dessa importância, a Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados aprovou um Projeto de Lei 148/19 que proíbe o corte de árvores de erva-mate produtoras de sementes, com o objetivo de preservar essas plantas.
A proposta é de autoria do deputado Heitor Schuch (PSB-RS) (PSB-RS) e o texto final aprovado pela comissão foi apresentado pelo deputado Lucas Redecker (PSDB-RS) , do PSDB também do Rio Grande do Sul(PSDB-RS). O projeto define como área de preservação permanente um raio de dez metros ao redor das árvores de erva-mate e autoriza os estados a manterem cadastros próprios para garantir a preservação da espécie.
Além disso, o texto permite o corte das árvores apenas em situações específicas, como quedas por causas naturais, mediante autorização dos órgãos ambientais ou em casos de obras de interesse social.
Segundo o autor do projeto, deputado Heitor Schuch, a proposta é fundamental para a conservação das chamadas árvores matrizes, que vêm sendo perdidas ao longo dos anos, e para o desenvolvimento de pesquisas.
“O nosso projeto, ele trabalha na perspectiva de que nós possamos preservar geneticamente as melhores árvores para que elas possam se perpetuar, produzir sementes de qualidade e que essas sementes possam ser plantadas para fazer a multiplicação dos plantéis que nós temos para que nunca falte erva-mate”
A erva-mate é uma planta nativa da América do Sul. Atualmente, o Brasil é um dos maiores produtores da região. A maior parte da produção vem de campos de ervais nativos, embora as áreas cultivadas estejam crescendo nos últimos anos.
O projeto que garante a preservação das árvores de erva mate segue agora para análise do Senado.
Da Rádio Câmara, de Brasília, Julia Lopes
Use esse formulário para comunicar erros ou fazer sugestões sobre o novo portal da Câmara dos Deputados. Para qualquer outro assunto, utilize o Fale Conosco.
Sua mensagem foi enviada.