16/12/2025 13:59 - Meio Ambiente
16/12/2025 13:59 - Meio Ambiente
CÂMARA APROVA REGRAS INTERNACIONAIS PARA PUNIR VAZAMENTOS DE ÓLEO NO MAR. A REPÓRTER SILVIA MUGNATTO TEM AS INFORMAÇÕES.
A Câmara dos Deputados aprovou proposta com atualizações à Convenção Internacional sobre Responsabilidade Civil por Danos Causados por Poluição por Óleo.
O projeto (PDL 167/25) atualiza convenção adotada em 1969 pela Organização Marítima Internacional, agência das Nações Unidas responsável pela segurança da navegação e pela prevenção da poluição marinha e atmosférica causada por navios.
O relator do texto na Comissão de Constituição e Justiça, deputado Alencar Santana (PT-SP), disse que espera uma aprovação rápida no Senado:
“A responsabilidade maior das empresas poluentes que, porventura, por alguma razão, derramarem óleo no nosso mar. O Brasil tem uma imensa costa marítima, muito petróleo, muitas embarcações chegam e saem. Então as medidas de fiscalização, as medidas de controle e as medidas de punição, nesse caso, contra as empresas que, porventura, causarem esse dano ambiental.”
Entre as atualizações, está o protocolo que aumentou os limites indenizatórios de responsabilidade de proprietários de navios petroleiros nos casos de acidentes com poluição por derramamento de óleo.
Além disso, é ampliada a área em que pode ser aplicável a responsabilidade civil nesse tipo de desastre ambiental para até a Zona Econômica Exclusiva, situada a 370 km da costa, e não apenas até o mar territorial, que termina a 22 km da costa.
O protocolo já está em vigor para 144 países.
Da Rádio Câmara, de Brasília, Silvia Mugnatto
Use esse formulário para comunicar erros ou fazer sugestões sobre o novo portal da Câmara dos Deputados. Para qualquer outro assunto, utilize o Fale Conosco.
Sua mensagem foi enviada.