09/12/2025 20:19 - Transportes
09/12/2025 20:19 - Transportes
VEÍCULOS COM 20 ANOS OU MAIS DE FABRICAÇÃO PASSAM A TER IMUNIDADE NO IPVA. A REPÓRTER JULIA LOPES ACOMPANHOU A INSERÇÃO DA MEDIDA NA CONSTITUIÇÃO.
Foi promulgada a Emenda Constitucional 137 que concede imunidade de IPVA para veículos terrestres com 20 anos ou mais de fabricação.
Com a nova regra, carros de passeio, caminhonetes, veículos de uso misto, micro-ônibus, ônibus, reboques e semirreboques passam a ter isenção garantida diretamente na Constituição. Uma medida que, segundo parlamentares, representa justiça fiscal.
Para o presidente do Congresso, senador Davi Alcolumbre (União-AP),a aprovação é uma mudança simples, mas que promete aliviar o bolso de milhões de brasileiros, principalmente a população de baixa renda, que costuma utilizar carros mais baratos e com mais tempo de uso.
Sonora Davi Alcolumbre: "ajudará muito essas milhares de famílias brasileiras a economizar um pouco mais para fazer desse recurso do IPVA mais uma fonte de renda para a sobrevivência daqueles mais humildes que mais precisam."
O texto aprovado é de autoria do senador Cleitinho (Republicanos-MG), que lembrou que muitos brasileiros dependem do carro para trabalhar e se deslocar diariamente e que o IPVA acabava pesando justamente sobre quem possui os veículos mais antigos.
A emenda também uniformiza a legislação e beneficia estados que ainda não concediam a isenção: Minas Gerais, Pernambuco, Tocantins, Alagoas e Santa Catarina.
Na Câmara dos Deputados, o relator da proposta na Comissão de Constituição e Justiça, deputado Lafayette de Andrada (Republicanos-MG), parabenizou a iniciativa e reforçou que a imunidade agora vale para todo o território nacional, garantindo alívio financeiro para todos os brasileiros.
Da Rádio Câmara, de Brasília, Julia Lopes
Use esse formulário para comunicar erros ou fazer sugestões sobre o novo portal da Câmara dos Deputados. Para qualquer outro assunto, utilize o Fale Conosco.
Sua mensagem foi enviada.