09/12/2025 16:26 - Administração Pública
Radioagência
Câmara recebe prêmio de transparência pública
CÂMARA RECEBE PRÊMIO DE TRANSPARÊNCIA PÚBLICA. AS INFORMAÇÕES VOCÊ CONFERE COM GIL BRANDÃO.
A Câmara dos Deputados recebeu o Prêmio Nacional de Transparência Pública.
A iniciativa foi idealizada pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil e prioriza o acesso aos cidadãos a informações sobre a administração pública como, por exemplo, dados orçamentários e financeiros.
O prêmio incentiva também a clareza nos portais institucionais.
Este ano 10.072 instituições foram avaliadas. Destas 2.900 receberam o certificado de transparência pública, mas o selo de transparência foi concedido a apenas 42 instituições.
A premiação se divide em três níveis: o diamante, o ouro e a prata.
Para Ítalo Pinheiro, chefe do setor de auditoria de contratações do Tribunal de Contas da União, o que realmente importa é ver a evolução do órgão a cada ano.
"Órgãos que inicialmente no nível básico, intermediário e hoje a gente consegue avaliá-los prata, ouro, para nós é o mais importante porque o órgão está em processo de melhoria e em algum momento vai alcançar o nível de excelência e ser classificado no selo de diamante."
Em 2024 o portal da Câmara dos Deputados conquistou o selo prata e agora atingiu o nível ouro, com 88,87 % na avaliação deste ano.
A Câmara conseguiu pontuação máxima nos critérios essenciais em vários itens, entre eles nas informações prioritárias e institucionais disponibilizadas, no planejamento e prestação de contas e no serviço de proteção ao cidadão.
O diretor-geral da Câmara dos Deputados, Guilherme Brandão, comemorou o reconhecimento e disse que a meta para 2026 é o prêmio diamante.
"Por que é tão importante para uma instituição como a Câmara? Se tiver imprensa, vários veículos de comunicação tratando os dados da Câmara de uma forma talvez distorcida, sem a leitura fidedigna do que significa cada uma das verbas, do gasto que a Ccâmara faz e esse é o papel agora, olha o dado, está aqui dentro e a leitura que se faz é dessa maneira, direto na fonte, direto no portal."
Presidente do Tribunal de Contas da União, o ministro Vital do Rêgo Filho lembrou que a transparência na gestão pública traz benefícios para toda sociedade.
"Os gestores que praticam a transparência são verdadeiramente agentes transformadores. Eles ajudam a consolidar uma cultura básica pública baseada em valores sólidos, contribuindo para uma administração mais justa, eficiente e verdadeiramente voltada à coletividade."
No portal www.camara.leg.br/transparencia , é possível conferir dados sobre o trabalho dos deputados, os recursos usados por cada mandato parlamentar, o número de funcionários contratados pela instituição, entre outros.
Da Rádio Câmara, de Brasília, Gil Brandão








