05/12/2025 02:04 - Esportes
Radioagência
Deputados acompanham preparação do Brasil para os Jogos Olímpicos de Inverno 2026
DEPUTADOS ACOMPANHAM PREPARAÇÃO DO BRASIL PARA OS JOGOS OLÍMPICOS DE INVERNO 2026. A REPÓRTER SOFIA PESSANHA ACOMPANHOU.
Os Jogos Olímpicos de Inverno de 2026 vão reunir atletas do mundo inteiro entre 6 e 22 de fevereiro na Itália, divididos entre Milão e Cortina d’Ampezzo. O Brasil já garantiu participação com vagas no esqui alpino e no esqui cross-country, e cresce a expectativa por bons resultados na competição, já que há quem sonhe com uma histórica medalha em solos nevados.
De olho nesse cenário, a Comissão do Esporte realizou uma audiência pública para discutir os preparativos do país para Milano-Cortina 2026. Parlamentares, atletas e representantes de confederações destacaram tanto os avanços quanto os desafios de investimento em modalidades de neve e gelo, que ainda são pouco difundidas no Brasil.
Bruna Moura, presidente da comissão de atletas da Confederação Brasileira de Desportos no Neve, disse que a equipe está preparada.
“Muito importante para todos os atletas, porque nós nos dedicamos muito para atingir os resultados que são esperados. Isso não somente como um objetivo pessoal, mas também como um objetivo pela nação mesmo, pelo orgulho brasileiro. E eu espero muito que nós possamos entregar resultados muito bons nesses jogos de 2026 e, obviamente, nos próximos jogos.”
A audiência também abordou a necessidade de ampliar o apoio aos atletas que se dedicam a modalidades pouco tradicionais no país. Emílio Strapasson, presidente da Confederação Brasileira de Desportos no Gelo, ressaltou que o incentivo à base e o reconhecimento do esforço de quem está no ciclo olímpico é fundamental.
“Todo e qualquer jovem, criança, atleta que se predispõe a entrar numa modalidade, disputar e fazer todo esse percurso é digno do nosso apoio.”
Emílio também destacou o papel social do esporte na formação de jovens.
“E é isso que a gente busca através do esporte, de movimentar a nossa juventude para que eles entendam que o futuro é bonito, é possível sonhar grande… O esporte é um laboratório para fazer isso. O esporte é o local onde a gente treina essa nova geração para que a gente tenha cidadãos melhores e que vão construir um Brasil melhor.”
Marco La Porta, Presidente do Comitê Olímpico do Brasil, explicou que o planejamento olímpico já está em andamento, por meio de programas como o Programa de Preparação Olímpica ou PPO, com acompanhamento das modalidades que têm melhores chances de classificação e desempenho.
“O PPO é um programa de operação olímpica que a gente senta com as confederações e identifica aquelas principais modalidades em que nós temos chance de classificação e ou chance de medalha. Então, a gente senta com cada uma das confederações e entende qual é a forma de apoio que a gente pode dar para essas modalidades.”
Ao final da audiência, parlamentares reforçaram a necessidade de ampliar o apoio às modalidades de inverno e fortalecer a preparação dos atletas brasileiros para 2026. O deputado Douglas Viegas (União-SP), que solicitou a audiência, também destacou iniciativas legislativas relacionadas ao esporte, como a que destina impostos sobre bets para o esporte (PL 4331/25) e o debate em torno do esporte na educação infantil (PL 2151/24).
Da Rádio Câmara de Brasília, Sofia Pessanha.








