28/11/2025 07:29 - Direito e Justiça
Radioagência
CPMI adia para semana que vem possível convocação de Jorge Messias
CPMI DO INSS APROVA QUASE 400 REQUERIMENTOS. POSSÍVEL CONVOCAÇÃO DE ADVOGADO GERAL DA UNIÃO, JORGE MESSIAS, FICA PARA SEMANA QUE VEM, COMO INFORMA O REPÓRTER DA RÁDIO SENADO RODRIGO RESENDE.
A CPMI do INSS aprovou quase 400 requerimentos, incluindo novas convocações como a de Ernildo Júnior, dono da casa de apostas Pixbet e cofundador da fintech XBank Digital, e a de Tiago Abraão Ferreira Lopes, vice-presidente da CONAFER.
Mas foram retirados de pauta outros 86 requerimentos, alguns deles de listas de passageiros de voos nos quais algumas passagens foram pagas por Antônio Carlos Camilo Antunes, conhecido como “Careca do INSS”.
O relator da CPMI, deputado federal Alfredo Gaspar (União-AL), do União de Alagoas, criticou a decisão.
(deputado Alfredo Gaspar) "Ficou acordado que nenhum Requerimento de informação iria ser obstaculado. Apenas os de convocação, convite, afastamento de sigilo. Eu pergunto, tem até hoje na CPMI algum requerimento de informação que foi reprovado, obstaculado? Porque eu pensei que esse fosse o acordo dos líderes, não haver obstaculação para Requerimento de informação".
O senador Carlos Viana, do Podemos de Minas Gerais, presidente da CPMI, destacou que os requerimentos que não foram votados serão colocados em pauta na próxima semana, com votação nominal de cada um deles.
(senador Carlos Viana) "É um acordo que foi feito no início dos trabalhos. Naturalmente que durante o andamento de todas as investigações existem mudanças de interesse de cada um dos lados. O que essa presidência vai fazer é dar sequência no que pode ser feito e semana que vem nós faremos a disputa no voto a voto dos requerimentos que forem colocados".
O senador Eduardo Girão, do Novo do Ceará, lamentou que entre os requerimentos adiados esteja o de convocação do Advogado-Geral da União, Jorge Messias. (senador Eduardo Girão)
"Mais um que eles estão querendo blindar. Mas olha, não é a primeira vez que o Messias, que a gente tem o objetivo de trazê-lo aqui, não. Desde o início, o nome do Messias é colocado, sabe por que? Porque ele soube antes."
O deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS), do PT do Rio Grande do Sul, afirmou que a possível oitiva de Messias seria apenas para espetacularização, sem objetivo de colaborar com as investigações da CPMI.
(deputado Paulo Pimenta) "Alguns parlamentares, inclusive parlamentares de pouca expressão, apresentam requerimentos tentando encontrar alguns minutos de fama com videozinhos de lacração. É evidente que este é o objetivo da apresentação deste requerimento do Dr. Jorge Messias, indicado pelo presidente Lula para o Supremo Tribunal Federal".
A sabatina de Jorge Messias, indicado ao STF, na Comissão de Constituição e Justiça do Senado está marcada para o dia 10 de dezembro.
Da Rádio Senado, Rodrigo Resende.








