19/11/2025 15:15 - Saúde
19/11/2025 15:15 - Saúde
COORDENADOR DE GT SOBRE SUPLEMENTOS ALIMENTARES QUER PROMOVER MUTIRÃO DE TESTES NOS PRODUTOS. A REPÓRTER É SILVIA MUGNATTO.
O coordenador do Grupo de Trabalho da Câmara que trata da comercialização de suplementos alimentares, deputado Felipe Carreras (PSB-PE), quer promover um mutirão de testes dos suplementos alimentares mais consumidos no país para saber se eles são confiáveis ou não.
Carreras reuniu especialistas em audiência pública onde foi comentada análise da Anvisa que mostrou que apenas uma marca de creatina, de 41 analisadas, atendeu todos os critérios de aprovação. Os participantes disseram que seria possível fazer um mutirão em parceria com várias instituições.
Carreras defendeu a aprovação de uma regulação para o setor diante do aumento do consumo de suplementos pela população:
“Um dos pontos que eu já quero colocar no nosso relatório como crime hediondo: Quem fraudar suplemento e colocar qualquer substância que não seja para consumo humano e que possa ser maléfico.”
Daniel Pereira, da Anvisa, disse que a fiscalização dos produtos é descentralizada nos estados e municípios até porque a agência tem apenas seis servidores no setor. Mas ele afirmou que as pessoas podem confiar nos produtos fiscalizados pela Anvisa:
“E toda a sociedade brasileira pode confiar no selo da Anvisa. Aonde tiver um selo da Anvisa num produto, seja um medicamento, seja uma vacina, seja um suplemento alimentar, seja um dispositivo médico, aquele ali é um produto de qualidade, aquele ali é um produto que atendeu a toda regra regulatória dada e atestada por uma agência regulatória de confiança e renome internacional.”
Daniel disse que há uma preocupação grande também com a forma como os produtos são anunciados na mídia e na internet, fazendo com que as pessoas consumam suplementos sem orientação.
Para Tânia Rodrigues, da Associação Brasileira de Nutrição, os estudos mostram que os problemas com suplementos alimentares são mundiais:
“Que suplementos comercializados no Brasil e no mundo contêm com frequência substâncias dopantes, incluindo sibutramina, tadalafina, DNA, esteróides anabólicos e uma miríade de contaminantes.”
A conselheira do Conselho Federal de Nutrição Juliana Pizzol defendeu a aprovação do projeto de lei (PL 5229/25) que trata da regulação do mercado de suplementos alimentares.
Da Rádio Câmara, de Brasília, Silvia Mugnatto
Use esse formulário para comunicar erros ou fazer sugestões sobre o novo portal da Câmara dos Deputados. Para qualquer outro assunto, utilize o Fale Conosco.
Sua mensagem foi enviada.