13/11/2025 20:44 - Meio Ambiente
13/11/2025 20:44 - Meio Ambiente
DA CÚPULA DOS POVOS À AGRIZONE, DEPUTADOS PRESTIGIAM EVENTOS PARALELOS À COP30. O REPÓRTER JOSÉ CARLOS OLIVEIRA ESTÁ ACOMPANHANDO A CONFERÊNCIA.
Com a presença de parlamentares, vários eventos paralelos à Conferência da ONU sobre Mudança do Clima acontecem em Belém, reunindo sociedade civil e setores econômicos em debates ambientais. O deputado Chico Alencar (Psol-RJ) participou da “barqueata” pelo Rio Guamá e Baía do Guajará que abriu a Cúpula dos Povos (em 12/11).
“Estamos aqui às margens do Rio Guamá em defesa das águas e dos nossos recursos hídricos ameaçados, em defesa da justiça climática. Eu encontro aqui um alento nessa COP30. A Cúpula dos Povos há de ser um movimento paralelo muito forte. Não adianta nada decisões governamentais se não tem um movimento da base forte para garantir um futuro melhor desde já, no presente.”
A Cúpula dos Povos é um dos eventos paralelos mais simbólicos das conferências climáticas desde a Eco-92, realizada no Rio de Janeiro. Dessa vez, a mobilização da sociedade civil pretende reunir cerca de 30 mil pessoas de vários países em debates no campus da Universidade Federal do Pará (UFPA) até domingo (16/11). Além de justiça climática para proteger os mais vulneráveis aos eventos extremos, o manifesto da cúpula pede reconhecimento da natureza como sujeito de direitos, demarcação de territórios dos povos tradicionais e democratização do financiamento climático.
Durante a COP30, Belém também abriga a AgriZone, uma “vitrine de tecnologias, ciência e cooperação internacional”, montada pela Embrapa para mostrar soluções em agricultura sustentável. Vice-presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária, o deputado Arnaldo Jardim (Cidadania-SP) citou o documento preparado pelo setor e alguns dos eventos paralelos em Belém.
“Para a COP30, são oito eixos programáticos positivos com alternativas sendo apresentadas de uma forma muito proativa. As entidades CNA, ABAG e a própria Embrapa vão ter programação ao longo de todos os dias: o setor agro de uma forma geral, a FPA e todas as entidades de uma forma propositiva.”
Agrônomo, o deputado Zé Silva (Solidariedade-MG) participou de seminário na AgriZone da Embrapa e também em eventos da Confederação Nacional da Indústria (CNI) sobre economia de baixo carbono e do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) com ênfase em exploração mineral sustentável.
Da Rádio Câmara, de Brasília, José Carlos Oliveira
Use esse formulário para comunicar erros ou fazer sugestões sobre o novo portal da Câmara dos Deputados. Para qualquer outro assunto, utilize o Fale Conosco.
Sua mensagem foi enviada.