07/11/2025 12:34 - Saúde
07/11/2025 12:34 - Saúde
PROJETO APROVADO EM COMISSÃO DA CÂMARA INSTITUI DIA NACIONAL DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A DEPRESSÃO PÓS-PARTO. OS DETALHES COM SILVIA MUGNATTO.
A Comissão de Saúde da Câmara aprovou projeto (PL 5133/23) que institui o Dia Nacional de Conscientização sobre a Depressão Pós-Parto. A mobilização deverá ser na primeira quarta-feira do mês de maio.
A relatora, deputada Ana Paula Lima (PT-SC), disse que a depressão pós-parto se refere a um episódio maior de depressão que se inicia durante a gravidez ou nos primeiros 12 meses após o parto.
A estimativa é que uma em cada cinco mulheres sofre de transtornos mentais durante a gravidez ou no ano seguinte ao parto.
A deputada Ana Paula Lima explicou que as causas da doença são variadas, mas são geralmente bastante características:
“Então a depressão pós-parto é muito mais agravante do que os sintomas comuns, às vezes, de insegurança, de irritabilidade da mãe. Porque vem uma nova pessoa na sua casa e ela precisa estar segura para dar o atendimento a essa criança.”
O deputado Osmar Terra (PL-RS) disse que a depressão precisa ser tratada pelo bem da mãe e do bebê:
“Porque a mãe se recupera da depressão. O bebê nunca mais vai se recuperar do dano mental que ele vai ter pela falta de estímulo afetivo, emocional, de interação com o cuidador. A interação com o cuidador, que é quem cuida do bebê e que normalmente é a mãe, é fundamental para a parte cognitiva futura.”
O projeto que institui o Dia Nacional de Conscientização sobre a Depressão Pós-Parto será analisado agora pela Comissão de Constituição e Justiça da Câmara.
Da Rádio Câmara, de Brasília, Silvia Mugnatto
Use esse formulário para comunicar erros ou fazer sugestões sobre o novo portal da Câmara dos Deputados. Para qualquer outro assunto, utilize o Fale Conosco.
Sua mensagem foi enviada.