07/11/2025 12:28 - Saúde
07/11/2025 12:28 - Saúde
COMISSÃO DA CÂMARA APROVA PROJETO QUE BUSCA A ORIENTAÇÃO DE GESTANTES SOBRE PRIMEIROS SOCORROS A BEBÊS. 60% DAS MORTES DE 0 A 3 ANOS OCORREM POR ENGASGO. A REPORTAGEM É DE SILVIA MUGNATTO.
A Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família da Câmara aprovou projeto (PL 4610/24) que torna obrigatória a orientação de gestantes sobre primeiros socorros contra engasgos e sufocamento de bebês durante o pré-natal e internações em maternidades.
Por recomendação da relatora, deputada Silvia Cristina (PP-RO), foi aprovada a versão adotada pela Comissão de Saúde, onde a deputada também foi relatora do texto:
“Muitas famílias enlutadas. Tem famílias que esperam por anos por uma gestação, por uma criança, e perder de maneira tão trágica... Então, através desse conhecimento de saber fazer as manobras como primeiros socorros, eu não tenho dúvida que vai fazer com que essas famílias tenham oportunidade de ter seus filhos com muita saúde e o futuro preservado para elas.”
Segundo o Ministério da Saúde, 94% dos casos de asfixia por engasgo são em crianças de 0 a 3 anos de idade. E os engasgos representam 60% das mortes anuais nesta faixa etária.
Para Silvia Cristina, existem técnicas eficazes de intervenção, mas muitas famílias não conhecem ou não se sentem seguras para aplicá-las. Isso justificaria a incorporação do tema às ações educativas do pré-natal e durante internações.
A proposta que torna obrigatória a orientação de gestantes sobre manobras contra engasgos em bebês será analisada agora pela Comissão de Constituição e Justiça da Câmara.
Da Rádio Câmara, de Brasília, Silvia Mugnatto
Use esse formulário para comunicar erros ou fazer sugestões sobre o novo portal da Câmara dos Deputados. Para qualquer outro assunto, utilize o Fale Conosco.
Sua mensagem foi enviada.