05/11/2025 21:17 -
Radioagência
Presidente da Câmara reafirma compromisso com eficiência do setor elétrico, em conjunto com o Senado
PRESIDENTE DA CÂMARA REAFIRMA COMPROMISSO COM EFICIÊNCIA DO SETOR ELÉTRICO, EM CONJUNTO COM O SENADO. O REPÓRTER MARCELLO LARCHER TEM OS DETALHES.
Durante um seminário sobre energia limpa, o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), reafirmou seu compromisso de buscar a modernização e a eficiência do setor elétrico em conjunto com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP).
Às vésperas da 30ª Conferência das Nações Unidas Sobre Mudanças Climáticas, a COP30, Hugo Motta destacou a importância do assunto nas discussões das políticas ambientais que ocorrerão a partir desta semana em Belém do Pará.
"Nós vamos com certeza ter condições de demonstrar que aqui no Brasil nós temos , sim, um sistema elétrico que tem procurado evoluir apesar de todas as dificuldades regulatórias."
O Brasil tem produzido mais energia renovável do que precisa. Parece uma boa notícia, mas, para o sistema elétrico, isso representa um desafio. Grande parte dessa energia vem de parques eólicos e solares, espalhados pelo país. Quando a produção passa do limite, o operador nacional do sistema, que faz o equilíbrio entre o que é gerado e o que é consumido, precisa desligar parte dessas usinas.
“E quando esse controle não vem a tempo... O resultado é o que ninguém quer: apagões de surpresa.”
Hugo Motta defendeu um novo planejamento para o setor elétrico, e lembrou as aprovações recentes da Câmara na área de energia — como o marco da geração distribuída e da microgeração, em 2022, e as novas regras para o uso de combustíveis fósseis e acionamento de termelétricas.
Ele também destacou as medidas provisórias recentes que ampliam o acesso de consumidores ao mercado livre de energia e garantem isenção na conta de luz pra famílias de baixa renda.
"As outras medidas provisórias, nós devemos definir nos próximos dias qual será o modelo. Porque o Ministério da Fazenda tem uma ideia, o Ministério de Minas e Energia tem outra ideia. E nós temos que ter dentro do Congresso, assim como eu e o presidente Davi, nos reunirmos com os líderes para definir como serão essas tramitações, mas que nós não percamos a oportunidade de poder avançar cada vez mais na busca dessa eficiência que deve ser tão importante para o nosso país"
O seminário foi promovido em Brasilia pela operadora de gás natural Eneva, com apoio do portal Poder360.
Da Rádio Câmara, de Brasília, com informações de Rafael Porfírio, Marcello Larcher








