30/10/2025 17:50 - Cultura
Radioagência
Mostra na Câmara reúne informações sobre Servidores que fizeram parte da assembleia Constituinte
MOSTRA NA CÂMARA REÚNE INFORMAÇÕES SOBRE SERVIDORES QUE FIZERAM PARTE DA ASSEMBLEIA CONSTITUINTE. A REPÓRTER ISADORA MARINHO ACOMPANHOU A ABERTURA.
Até 19 de dezembro, o Centro de Documentação e Informação da Câmara dos Deputados apresenta a mostra “Servidores Constituintes: na Câmara, todos fazem história”. Entre 1987 e 1988, os servidores e servidoras da Câmara dos Deputados deram suporte essencial à Assembleia Nacional Constituinte, o que resultou na declaração da nova Constituição da República Federativa do Brasil, conhecida também como a Carta Cidadã.
A deputada Benedita da Silva (PT-RJ), que foi constituinte, comemorou a homenagem aos servidores que fizeram parte do processo constitucional brasileiro.
“Sem os servidores e servidoras, nós legislativo, não poderia ir a lugar nenhum, porque desde a entrada quando nós chegamos na casa, até quando nós saímos, eles são sempre prestativos, atenciosos e nos dá muito orgulho.”
Ao longo de todo o processo de debates e votações da Assembleia Constituinte, servidores atuaram em regime de plantão, inclusive aos fins de semana, prestando assessoramento técnico, registrando os acontecimentos, organizando documentos e mantendo toda a infraestrutura necessária.
O servidor Paulo Cesar Alves esteve presente na inauguração da mostra e contou um pouco de como foi o processo de estruturação da Constituição Cidadã:
“Já era funcionário da câmara já há 4 anos, quando eu entrei aqui. Então, assim, foi uma experiência ímpar. Ter pessoas notáveis como o presidente do Congresso, da Constituinte, Ulysses Guimarães, foi assim um marco, a gente trabalhava aqui era 24 horas. Então, foi durante quase 2 anos de muito intenso trabalho.”
A mostra integra a última semana da programação do Mês do Servidor, promovida pela Primeira-Secretaria da Câmara dos Deputados. Documentos, fotos, livros e depoimentos em vídeo estão expostos para lembrar a dimensão humana e coletiva desse esforço, que percorreu diferentes etapas do processo, da preparação para os debates às decisões e à ampla divulgação dos resultados.
A cobertura da Constituinte pela imprensa oficial foi feita por rádio, com a “Voz da Constituinte”; TV, que teve o programa “Diário da Constituinte”; e pelo “Jornal da Constituinte”. O público da mostra poderá folhear algumas das 63 edições do jornal, que chegou a 150 mil exemplares em seu último número.
O diretor do Centro de Documentação e Informação da Câmara dos Deputados, Sérgio Sampaio Contreiras propôs um caminho pelo qual os visitantes podem começar a visitação:
“Comecem primeiro, conhecendo como era o ambiente físico, uma estação de trabalho de um servidor, depois tem acesso a diversas fotografias e a gente vai, portanto, permeando ali uma série de documentos, informação e, por fim, tem ainda uma sala em que a gente permite o visitante ouvir relatos de servidores constituintes que deixaram gravados aqui como era o seu dia a dia naquela época.”
Materiais usados em processos de restauração e conservação também estão expostos, permitindo conhecer um pouco do trabalho constante de preservação desse patrimônio histórico. Os visitantes poderão acompanhar essa jornada até chegar a uma réplica da Constituição, que está disponível para manuseio no final da exposição.
Esse trabalho fundamental para a construção da Constituição, está exposto na mostra “Servidores Constituintes: na Câmara, todos fazem história” até o dia 19 de dezembro, no Centro de Documentação e Informação, localizado no Anexo 2 da Câmara, em frente à biblioteca.
Da Rádio Câmara, de Brasília, Isadora Marinho.








