22/10/2025 17:11 - Economia
Radioagência
Presidente da Câmara defende cooperação e equilíbrio para desenvolvimento do Sul e Sudeste
PRESIDENTE DA CÂMARA DEFENDE COOPERAÇÃO E EQUILÍBRIO PARA DESENVOLVIMENTO DO SUL E SUDESTE. O REPÓRTER FRANCISCO BRANDÃO TEM OS DETALHES DA PROPOSTA QUE SERÁ VOTADA SOBRE O TEMA.
O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), criou uma comissão especial para analisar Proposta de Emenda à Constituição que cria fundos de desenvolvimento para as regiões Sul e Sudeste (PEC 27/23).
"Reafirmo o compromisso desta presidência com o diálogo a cooperação do equilíbrio federativo do nosso País. Assinalo, como presidente desta Casa e como parlamentar nordestino, que o fortalecimento das regiões brasileiras não é um jogo de soma zero. Quando uma região se desenvolve, o País inteiro se beneficia"
As regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste já contam com fundos de desenvolvimento com o objetivo de reduzir desigualdades e gerar emprego e renda. Hugo Motta reconheceu que as regiões Sul e Sudeste, mesmo apresentando maior desenvolvimento econômico, também enfrentam dificuldades sociais e econômicas. Ele observou que há baixos índices de renda e carência de infraestrutura em áreas como o Vale do Jequitinhonha, no Norte de Minas, Gerais; o Vale do Ribeira, no Sul de São Paulo; o interior do Rio de Janeiro e do Espírito Santo; a zona meridional do Rio Grande do Sul; o Planalto Serrano de Santa Catarina; e o Norte do Paraná.
"O objetivo é construir uma resposta madura, capaz de unir todas as regiões do País em torno do desenvolvimento nacional equilibrado, sustentável e inclusivo."
O coordenador da bancada de São Paulo, deputado Jonas Donizette (PSB-SP), espera que a comissão especial tenha eficaz e rapidez na análise da proposta.
"A criação desse fundo, da região Sul e Sudeste, vem unir o País. É muito triste quando nós vemos algum discurso querendo alguma coisa de separação do País. E a gente infelizmente ouve isso até com uma certa frequência."
Já o coordenador da bancada de Minas Gerais, deputado Igor Timo (PSD-MG), observou que as regiões Sul e Sudeste apresentam desafios grandes para o desenvolvimento.
"O nosso estado, em especial, Minas Gerais, tem grandes desafios de infraestrutura. A gente precisa de investimento em ferrovias e rodovias para garantir uma logística adequada. Isso só será possível se houver recurso para essa finalidade .
O deputado Arnaldo Jardim (Cidadania-SP) será o relator da comissão especial. Ele afirmou que a análise da proposta deve ser rápida.
“Vamos fazer uma primeira audiência ouvindo os municípios. Uma segunda audiência ouvindo os estados. Vou apresentar meu parecer ainda no mês de novembro para que esta matéria seja deliberada ainda neste ano”.
O deputado Toninho Wandscheer (PP-PR), atual coordenador da bancada do Paraná, será o presidente da comissão especial que vai analisar a PEC que cria fundos de desenvolvimento para as regiões Sul e Sudeste.
Da Rádio Câmara, de Brasília, Francisco Brandão








