21/10/2025 16:27 -
Radioagência
Sessão Solene homenageia à Campanha Internacional do Outubro Rosa
CÂMARA HOMENAGEIA CAMPANHA INTERNACIONAL DO OUTUBRO ROSA, QUE LEMBRA CUIDADOS NA PREVENÇÃO DO CÂNCER. A REPÓRTER SOFIA PESSANHA ACOMPANHOU A SOLENIDADE.
O Instituto Nacional de Câncer, o INCA, estima que entre 2023 a 2025 ocorrerão 704 mil casos novos de câncer no Brasil, desses, 73 mil serão de câncer de mama, o tumor que mais acomete mulheres no país.
Para informar sobre a prevenção e tratamento, a Câmara homenageou, em Sessão Solene, a Campanha Internacional do Outubro Rosa, conhecido como o mês de conscientização sobre o câncer de mama. O objetivo principal da campanha é alertar as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e, mais recentemente, sobre o câncer de colo do útero, os dois tumores mais comuns entre as mulheres do país.
A representante do Instituto Oncoguia, Helena Esteves, considera que o outubro rosa deve ser considerado um motivo de atenção para todos:
“1 a cada 8 mulheres vai ter um câncer de mama ao longo da vida, então é realmente uma pauta que precisa da atenção de todos, que a gente precisa sim conversar sobre prevenção, a gente precisa falar sobre diagnóstico precoce e claro a gente precisa também olhar pra tratamento, ofertar as melhores opções de tratamento pra essas mulheres, sobretudo pra aquelas com quem a gente não conseguiu atingir de uma forma precoce, que vem descobrir o câncer de maneira avançada né, que é mais da metade inclusive das mulheres hoje no Brasil, mais de 50% tem um diagnóstico em estágios 3 e 4 né, então a gente precisa sim olhar e disponibilizar, ofertar o melhor acesso a tratamento pra elas.”
A sessão contou com a presença de deputadas e representantes dos órgãos e instituições de saúde do país, dentre eles a Associação Recomeçar, representada por Joana Keler que reforçou a necessidade de cada mulher ter direito a um sistema de saúde integral.
“Que este outubro rosa inspire mais que compromisso, inspire empatia, inspire mais políticas públicas eficazes. Que inspire os gestores, profissionais de saúde e cidadãos a se unirem por um sistema público de saúde mais justo e igualitário. Que a mulher não seja prejudicada pelo CEP dela, que ela possa ter uma assistência integral em toda a linha de cuidado do tratamento oncológico. Que cada mulher em cada canto deste país, tenha o direito de viver com dignidade, acesso e cuidado integral.”
Além disso, Laura Carneiro (PSD-RJ), uma das deputadas que solicitou a homenagem, reafirmou o objetivo principal do mês da conscientização ao câncer de mama.
“Amigos e amigas, o outubro rosa é mais do que uma campanha, é um chamado à vida, um símbolo da esperança, um momento coletivo de amor, mas também um momento de olhar para os números, porque eles contam as histórias que não podemos ignorar.”
O câncer de mama e o câncer do colo do útero são dois dos tipos mais comuns entre as mulheres no Brasil, estimando mais de 90 mil novos casos entre 2023 e 2025, segundo o INCA. Alguns cuidados para a prevenção e tratamento precoce dos tumores cancerígenos são: realização de exames preventivos como a mamografia e o papanicolau, estar em dia com sua caderneta de vacinação (no caso de vacinas como o HPV), estar atenta sobre possíveis alterações genéticas, realizar consultas anuais em um ginecologista, ter um estilo de vida saudável, dentre outros.
Da Rádio Câmara de Brasília, Sofia Pessanha.








