17/10/2025 14:01 - Segurança
17/10/2025 14:01 - Segurança
PROJETO APROVADO PREVÊ ALERTA PARA ÁREAS PERIGOSAS EM SISTEMAS QUE USAM GPS. A REPÓRTER SILVIA MUGNATTO TEM MAIS DETALHES SOBRE A TECNOLOGIA.
A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara aprovou proposta (PL 4334/16) que permite o uso de dados públicos em dispositivos de GPS para que eles alertem o usuário em caso de aproximação de áreas com alto índice de criminalidade ou risco.
As coordenadas das áreas perigosas serão obtidas a partir de consulta eletrônica a bancos de dados mantidos e atualizados pelo poder público.
Em entrevista ao Painel Eletrônico da Rádio Câmara, a deputada Laura Carneiro (PSD-RJ), uma das autoras do projeto, explicou que ele nasceu dos casos de turistas que, sem conhecimento, entram em áreas perigosas e acabam sofrendo algum tipo de violência.
Segundo ela, já existem experiências neste sentido e isso não seria uma forma de discriminar nenhuma área da cidade já que os moradores também são vítimas:
“Mas hoje em dia, aqui na cidade do Rio de Janeiro, você não está falando mais só da favela. Você está falando de muitas áreas que há muitos anos não sofriam com esse tipo de controle de território e que hoje sofrem.”
Para o relator na comissão, deputado Pedro Lupion (PP-PR), é importante que haja parceria entre o Estado e as empresas porque a questão da segurança pública é um problema que requer a colaboração de todos.
A proposta que permite o uso de dados públicos sobre localizações para avisar usuários sobre de áreas com alto índice de criminalidade deverá seguir agora para o Senado.
Da Rádio Câmara, de Brasília, Silvia Mugnatto
Use esse formulário para comunicar erros ou fazer sugestões sobre o novo portal da Câmara dos Deputados. Para qualquer outro assunto, utilize o Fale Conosco.
Sua mensagem foi enviada.