15/10/2025 22:14 - Direito e Justiça
15/10/2025 22:14 - Direito e Justiça
CÂMARA APROVA PROJETO QUE AUMENTA PENAS PARA CRIMES SEXUAIS CONTRA VULNERÁVEIS. A REPÓRTER CIBELLE COLMANETTI TEM OS DETALHES DA PROPOSTA.
O Plenário da Câmara aprovou projeto (PL 2810/25), do Senado, que aumenta as penas para vários crimes sexuais contra vulneráveis. A proposta também obriga o condenado a usar tornozeleira eletrônica em saídas autorizadas do presídio.
Além disso, a proposta prevê que o descumprimento de medidas protetivas de urgência, como a proibição de se aproximar da vítima, passa a ser um crime definido no Código Penal, com a mesma pena já prevista na Lei Maria da Penha: 2 a 5 anos de prisão.
O projeto também altera o Código de Processo Penal para obrigar coleta do perfil genético do investigado por crimes contra a dignidade sexual.
Além disso, condiciona benefícios como progressão de regime, concessão de regime aberto ou semi-aberto para pessoas condenadas por crimes contra a dignidade sexual ao resultado de exames criminológicos. De acordo com a proposta, o preso só será beneficiado se o exame apontar que não há risco de reincidência.
O projeto também assegura assistência psicológica e social especializada às pessoas com deficiência vítimas desse tipo de crimes e às suas famílias.
De acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, em 2024 foram registrados quase 19 mil casos de estupro e estupro de vulnerável, além de mais de 7 mil casos de divulgação de cena de estupro ou de cena de estupro de vulnerável, de cena de sexo ou de pornografia.
A relatora da proposta, deputada Delegada Katarina (PSD-SE), classificou o projeto como um pacote para prevenir crimes contra crianças, pessoas com deficiência e idosos.
“É um verdadeiro pacote para prevenir e punir os crimes contra a dignidade sexual contra os vulneráveis, as crianças, os adolescentes, as pessoas com deficiência e os idosos. É um crime que afeta, que destrói a pessoa, que destrói as famílias. Temos que defender as nossas crianças, temos que defender os grupos vulneráveis.”
O projeto que aumenta as penas para vários crimes sexuais contra vulneráveis voltou para análise do Senado.
Da Rádio Câmara, de Brasília, com informações de Antonio Vital, Cibelle Colmanetti
Use esse formulário para comunicar erros ou fazer sugestões sobre o novo portal da Câmara dos Deputados. Para qualquer outro assunto, utilize o Fale Conosco.
Sua mensagem foi enviada.