15/10/2025 17:29 - Relações Exteriores
15/10/2025 17:29 - Relações Exteriores
CÂMARA APROVA ADESÃO DO BRASIL A UM FUNDO INTERNACIONAL QUE FINANCIA MICRO E PEQUENAS EMPRESAS EM ÁREAS COMO TECNOLOGIA E AGRICULTURA FAMILIAR. O REPÓRTER MARCELLO LARCHER TEM OS DETALHES DO ACORDO.
A Câmara dos Deputados aprovou o texto do acordo (PDL 242/25) que prevê a adesão do Brasil à quarta fase do Convênio Constitutivo do Fundo Multilateral de Investimentos, conhecido como Fumin IV.
O Fumin é um fundo administrado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento, o BID, com a finalidade de apoiar empresas privadas na América Latina e no Caribe, em especial as micro e pequenas empresas. O Brasil já aderiu em outras três ocasiões ao mesmo fundo, em 1992, 2005 e 2024. Esta é a quarta adesão.
O acordo prevê uma contribuição de 12,4 milhões de dólares do Brasil. Esses recursos farão parte do fundo que soma 300 milhões de dólares. De acordo com o governo brasileiro, esses recursos vão apoiar investimentos na agricultura familiar, inclusão produtiva, pequenas e médias empresas e tecnologia e inovação.
Desde a sua criação, o Fumin apoiou quase 200 projetos brasileiros, que receberam cerca de 200 milhões de dólares em áreas como microcrédito, capacitação de mão de obra, capital de risco, bioeconomia e parcerias público-privadas.
O deputado Pedro Uczai (PT-SC) explicou a importância do convênio para o Brasil.
“Propõe a priorização e apoio a áreas da agricultura sustentável, inovação da cadeia de valor da agricultura, produtividade, cidades inclusivas, promoção e criação de empregos, crescimento de empresas intensivas em tecnologia, todos temas de grande interesse do país. Agricultura, inovação, cidades, urbanização e sustentabilidade. Portanto, é um convênio, uma adesão central para o país.”
A adesão do Brasil ao fundo foi aprovada de maneira simbólica, com votos contrários da oposição. Depois de aprovada, a proposta seguiu para análise do Senado.
Da Rádio Câmara, de Brasília, com informações de Antonio Vital, Marcello Larcher
Use esse formulário para comunicar erros ou fazer sugestões sobre o novo portal da Câmara dos Deputados. Para qualquer outro assunto, utilize o Fale Conosco.
Sua mensagem foi enviada.