08/10/2025 20:00 - Comunicação
Radioagência
Conselho de Comunicação da Câmara empossa novos representantes da sociedade civil
CONSELHO DE COMUNICAÇÃO DA CÂMARA EMPOSSA NOVOS REPRESENTANTES DA SOCIEDADE CIVIL. A REPÓRTER CLAUDIA LEMOS EXPLICA A FUNÇÃO DO COLEGIADO.
O Conselho Consultivo de Comunicação Social da Câmara dos Deputados se reuniu com a participação dos novos representantes da sociedade civil, para discutir da implantação da política de comunicação social da instituição. Os conselheiros também discutiram melhorias na TV Câmara, incluindo inovações tecnológicas, entre elas a migração para a TV 3.0.
O Conselho acompanha o cumprimento dos princípios da comunicação da Câmara dos Deputados. Entre eles estão a precisão e a imparcialidade na oferta de informações sobre as atividades legislativas, respeitando a pluralidade das posições políticas representadas pelos deputados.
O Secretário de Mídias Digitais, deputado [[Guilherme Uchoa]] (PSB-PE), afirmou que já há um trabalho em andamento, da presidência e da mesa diretora, de ampliação do alcance das notícias da Câmara nas mais variadas plataformas.
Guilherme Uchoa:
"Nós estamos investindo muito na na mídia digital da Câmara para poder fazer levantamento, fazer raiz, onde é que nós podemos investir mais, onde é que nós podemos dirigir mais a nossa a nossa atuação para que a Câmara pudesse chegar a mais longe com as informações que é onde a gente tem o maior poder de divulgar todo o trabalho da Câmara."
Os quatro representantes da sociedade civil têm mandato de dois anos, permitida uma recondução. Li-Chang Sousa, professora na Universidade Federal do Maranhão, afirmou que as inovações tecnológicas, como a TV 3.0, vão propiciar um inédito processo de integração e interatividade.
Li-Chang Sousa:
"A TV aberta no Brasil tem 75 anos sempre do mesmo jeito, né? Orientação a canais. Agora vai ser orientação a aplicativos.E aí com essas possibilidades de TV conectada, personalização, o telespectador da TV Câmara, por exemplo, vai poder participar de forma mais efetiva, mais interativa, e mais em tempo real."
Clayton Silva foi secretário de Comunicação de Maceió, é doutor em Ciências Sociais e professor no curso de Jornalismo da Universidade Federal de Alagoas. Para o conselheiro, a informação deve ser tratada sempre de maneira acessível e democrática.
Clayton Silva:
"É nesse Casa, onde são debatidas e tomadas as decisões que afetam a população como um todo nos mais variados matizes e comunicar bem de forma efetiva, compreensível e transparente essas informações é uma missão dessa Casa."
O presidente do Conselho Consultivo de Comunicação Social da Câmara, deputado [[Cleber Verde]] (MDB-MA), destacou que o trabalho do colegiado, com os novos representantes, é contribuir para que a Câmara possa traduzir para a população, de forma clara e transparente, as discussões e votações que acontecem.
Cleber Verde:
"No mundo de fake news, nada melhor do que colher as informações que saem da Rádio Câmara, da TV Câmara e, portanto, o Conselho Consultivo tem um papel muito importante, no propósito de poder melhorar cada vez mais a linguagem. Uma linguagem simples para chegar àquele que mais importa, que é o povo. As pessoas precisam saber o que está acontecendo aqui."
Também participam do Conselho Gesiléa Teles, advogada e superintende de Fiscalização da Anatel; Bruno Silva, apresentador na TV Arapuan e âncora na Rádio Arapuan FM, na Paraíba; o secretário de Comunicação Social, deputado [[Marx Beltrão]] (PP-AL); o secretário de Transparência, deputado [[Cezinha de Madureira]] (PSD-SP); o ouvidor-geral, deputado [[Gilson Daniel]] (Podemos-ES); e o diretor-executivo de Comunicação e Mídias Digitais da Câmara dos Deputados, Cláudio Araujo.
Da Rádio Câmara, de Brasília, Claudia Lemos.








