01/10/2025 21:48 - Comunicação
Radioagência
Câmara dos Deputados e Câmara Municipal de João Pessoa criam primeira Rede Legislativa Metropolitana de TV
CÂMARA DOS DEPUTADOS E CÂMARA MUNICIPAL DE JOÃO PESSOA CRIAM PRIMEIRA REDE LEGISLATIVA METROPOLITANA DE TV. A REPÓRTER ALESSANDRA ANSELMO TRAZ OS DETALHES DESSA PARCERIA.
O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), assinou acordo de cooperação técnica com o presidente da Câmara Municipal de João Pessoa, vereador Dinho Dowsley (PSD), por meio do qual será criada a primeira Rede Legislativa Metropolitana de TV. Essa rede vai permitir que outros 12 municípios da Região Metropolitana de João Pessoa possam transmitir suas sessões plenárias em TV aberta, pública e gratuita para a população dessas cidades por meio do canal da Câmara dos Deputados.
Para Motta, a iniciativa vai permitir uma maior interação da Câmara dos Deputados com os legislativos estaduais e municipais. “É uma alegria ver essa Rede Legislativa Metropolitana se formando. A Câmara dos Deputados tem condições de entregar informação de qualidade, por meio da TV aberta, e mostrar o trabalho dos deputados. É uma forma de transparência e prestação de contas do nosso trabalho”.
Atualmente, a TV da Câmara dos Deputados já é veiculada em João Pessoa por meio dos canais 6.1 e 8.4, que usam multiprogramação.
Por meio do acordo assinado nesta quarta-feira, a Câmara dos Deputados vai ceder mais uma faixa de programação para a Câmara Municipal de João Pessoa formar a Rede Legislativa Metropolitana. Farão parte dessa rede metropolitana os municípios de Cabedelo, Pedras de Fogo, Conde, Rio Tinto, Caaporã, Alhandra, Pitimbu, Cruz do Espírito Santo, Lucena, Bayeux, Santa Rita e Mamanguape. Na Região Metropolitana de João Pessoa mora quase a metade da população do estado da Paraíba.
Esses 12 municípios beneficiados poderão transmitir suas sessões plenárias por meio da faixa de programação compartilhada usando a infraestrutura de transmissão já existente em João Pessoa.
Para Dinho Dowsley, com a formação da Rede Legislativa Metropolitana, a população vai ter mais informações sobre o trabalho dos seus representantes. “Com a nova rede, as informações da Câmara dos Deputados e das câmaras municipais vão chegar a um público maior e que muitas vezes não tem condições de pagar uma Internet para saber o que acontece nessas casas legislativas”. Ele disse ainda que a iniciativa tem custos muito baixos para as casas parceiras e é sem custo para a Câmara Municipal de João Pessoa e para a Câmara dos Deputados.
O presidente da Câmara Municipal de Cabedelo, Edvaldo Neto, também esteve presente ao evento. Cabedelo é uma das cidades beneficiadas pela nova Rede Legislativa Metropolitana de TV.
De Brasília, Alessandra Anselmo para a Rádio Câmara








