01/10/2025 21:28 - Saúde
01/10/2025 21:28 - Saúde
COMISSÃO APROVA PRIORIDADE PARA DIABÉTICO EM EXAME QUE EXIJA JEJUM. A REPORTER SOFIA PESSANHA NOS CONTA COMO DEVE FUNCIONAR.
Você já precisou ficar em jejum para fazer um exame de saúde no outro dia? Esse jejum prolongado, em alguns casos, pode causar tontura, fraqueza, irritabilidade, dentre outros sintomas. Já em casos de pessoas com diabetes, uma condição crônica que afeta a capacidade do corpo de processar açúcar no sangue, esse jejum prolongado pode levar a uma hipoglicemia, causando sintomas mais graves, como desmaios, convulsões e até coma.
Portanto, para evitar esse problema, a Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados aprovou uma proposta (PL 2978/24) que garante prioridade às pessoas com diabetes no atendimento para a realização de exames de saúde que exijam jejum. A medida vale para serviços de saúde públicos e particulares – e eles devem se organizar para atender tanto pessoas com diabetes quanto gestantes, idosos e pessoas com deficiência, que já têm essa prioridade garantida em lei (Lei 13.895/19).
Além disso, o paciente será considerado prioridade apenas se apresentar laudo médico ou documento equivalente que comprove a diabetes. A relatora, deputada Flávia Morais (PDT-GO), considera que a proposta pode mudar o dia a dia do paciente com diabetes.
“Então o jejum para a pessoa com diabetes é mais complicado, porque a pessoa pode apresentar um quadro de hipoglicemia que é muito grave. Então, é importante essa sensibilidade, esse recorte, para que a gente possa dar cada vez mais qualidade de vida e acesso aos pacientes com diabetes.”
Agora, a proposta que garante prioridade às pessoas com diabetes para realização de exames em jejum, será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça.
Da Rádio Câmara, de Brasília, Sofia Pessanha.
Use esse formulário para comunicar erros ou fazer sugestões sobre o novo portal da Câmara dos Deputados. Para qualquer outro assunto, utilize o Fale Conosco.
Sua mensagem foi enviada.