30/09/2025 17:05 - Comunicação
Radioagência
Programa Câmara pelo Brasil vai aproximar a população do trabalho legislativo, afirma Hugo Motta
PROGRAMA CÂMARA PELO BRASIL VAI APROXIMAR A POPULAÇÃO DO TRABALHO LEGISLATIVO, AFIRMA HUGO MOTTA. A REPÓRTER MARIA NEVES ACOMPANHOU O LANÇAMENTO DO PROJETO.
Ao lançar o Câmara pelo Brasil, o presidente [[Hugo Motta]] ressaltou que o principal objetivo do programa será aproximar ainda mais a Câmara dos Deputados da população e dos gestores estaduais e municipais, assim como das organizações sociais. O objetivo principal do programa, segundo o presidente, será aprimorar o trabalho legislativo.
“Nossa principal missão com o Câmara pelo Brasil é fazer com que a nossa casa, a nossa pauta, a atividade parlamentar de todos os deputados e deputadas possam estar cada vez mais próximas à ponta, próximas à população, que é a maior responsável por estarmos aqui. E essa agenda, eu não tenho dúvidas que fará com que essa interlocução ela possa melhorar, nós iremos ter a oportunidade de, com a capacidade de ouvir, errar menos e acertar mais e poder fazer com que a casa do povo brasileiro possa estar cada vez mais perto do nosso povo, da nossa população.”
Criado em julho pelo presidente Hugo Motta, o programa Câmara pelo Brasil é um comitê composto por cinco deputados – um de cada região do país. O grupo terá como coordenador o representante da Região Sudeste, deputado Da Vitoria (PP-ES).
Da Vitoria também destacou que o objetivo do trabalho será aproximar a Câmara da população brasileira. Para isso, explicou que o grupo irá viajar pelo país para receber as demandas sociais e trabalhar em conjunto com a Mesa Diretora, com todas as comissões, líderes partidários e com os coordenadores das bancadas estaduais para atender às solicitações recebidas.
“Eu tenho certeza que essa ação de hoje vai dar velocidade a muitas ações que nós temos a ser debatidas. A gente precisa fazer com que a celeridade dos projetos que vão alcançar a vida dos brasileiros aconteça, a gente precisa defender com que políticas públicas importantes possam ser alcançadas através de proposições aqui nessa casa, para que nós possamos ter uma certeza que estamos fazendo justiça com cada região, com cada estado, com cada município.”
O presidente Hugo Motta afirmou que o coordenador do Câmara pelo Brasil, deputado Da Vitoria, irá se reunir com presidentes de comissões e coordenadores das bancadas estaduais para estabelecer as diretrizes do programa e o cronograma de trabalho. Segundo o presidente, o programa estará à disposição dos deputados para cumprir agenda nos estados.
“O programa Câmara pelo Brasil estará, a partir de agora, à disposição de cada deputado e de cada deputada federal para cumprir as agendas em seus estados, em suas bases, levando o nome da nossa instituição. Esse programa recém-criado estará junto a eles em seus estados, em sua base, discutindo os problemas do país, a instituição Câmara dos Deputados, procurando fortalecer o mandato de cada um, e, dessa forma, podendo dar holofote, não só à atividade parlamentar de cada deputado e de cada deputada federal, mas, sim, holofote aos problemas das nossas regiões, que nós temos que, aqui em Brasília, muitas das vezes buscar soluções.”
Para representar o Nordeste, foi indicado o deputado Leo Prates (PDT-BA); o Norte terá como representante o deputado Júnior Ferrari (PSD-PA); o representante do Centro-Oeste será o deputado Julio Cesar Ribeiro (Republicanos-DF); e o deputado Toninho Wandscheer (PP-PR) irá representar a Região Sul.
Da Rádio Câmara, de Brasília, Maria Neves








