22/09/2025 15:18 - Saúde
22/09/2025 15:18 - Saúde
CÂMARA APROVA PROJETO QUE OBRIGA O SUS A DIVULGAR INFORMAÇÕES SOBRE MEDICAMENTOS DE ALTO CUSTO. QUEM INFORMA É A REPÓRTER MARIA NEVES.
Aprovado na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados, projeto que prevê a publicação de informações sobre medicamentos de alto custo nas plataformas do Sistema Único de Saúde pode seguir para análise do Senado (PL 1613/2022).
Pelo texto aprovado, o poder público deverá divulgar a quantidade de remédios existentes nas farmácias públicas, além de cadastrar os pacientes que utilizam esses produtos. O objetivo é controlar os estoques e evitar o desabastecimento.
Como ressalta a relatora da proposta, deputada Laura Carneiro (PSD-RJ), o acesso facilitado a informações sobre medicamentos vai permitir que os pacientes não interrompam os tratamentos.
“Existem muitas, muitas pessoas que se utilizam de medicamentos importantes para a sua cura, e que, eventualmente, elas não sabem onde conseguir, como conseguir e em que momento. O deputado José Nelto monta uma plataforma; através dessa plataforma, num toque no celular você vai poder descobrir. Simples assim.”
O projeto aprovado exige que o sistema público de saúde divulgue também, em linguagem simples, esclarecimentos sobre os direitos dos cidadãos à assistência farmacêutica adequada.
Ao apresentar a proposta, o autor, deputado José Nelto (União-GO) citou estudo realizado pelo Ministério da Saúde mostrando que o Sistema Único de Saúde atende a mais de 71% da população brasileira. Desse pacientes, segundo o parlamentar, cerca de 55% conseguiram medicamentos de forma gratuita. Mais de 33% deles receberam pelo menos um dos medicamentos no SUS, e quase 22%, por meio do Programa Farmácia Popular.
Da Rádio Câmara, de Brasília, Maria Neves
Use esse formulário para comunicar erros ou fazer sugestões sobre o novo portal da Câmara dos Deputados. Para qualquer outro assunto, utilize o Fale Conosco.
Sua mensagem foi enviada.