19/09/2025 17:51 - Política
19/09/2025 17:51 - Política
CORREGEDORIA DA CÂMARA RECOMENDA SUSPENSÃO DOS MANDATOS DE TRÊS DEPUTADOS. CONFIRA COM O REPÓRTER JOSÉ CARLOS OLIVEIRA.
A Corregedoria da Câmara dos Deputados recomendou a suspensão dos mandatos dos deputados Marcos Pollon (PL-MS), Zé Trovão (PL-SC) e Marcel Van Hattem (Novo-RS), por seu envolvimento na ocupação do Plenário da Câmara no dia 5 de agosto. O corregedor, Diego Coronel (PSD-BA), sugere à Mesa Diretora da Câmara que as denúncias contra os três parlamentares sejam encaminhadas ao Conselho de Ética e Decoro Parlamentar. Portanto, a decisão ainda não é final.
O episódio aconteceu em protesto contra a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro, decretada pelo Supremo Tribunal Federal.
Para o deputado Marcos Pollon, a suspensão do mandato seria de 90 dias por declarações difamatórias contra a presidência da Câmara, além de 30 dias pela obstrução à cadeira da Presidência da Câmara. Para Marcel Van Hattem e Zé trovão, a recomendação é de 30 dias, por obstruírem o acesso à cadeira de onde o presidente conduz os trabalhos no Plenário da Câmara.
Além disso, a corregedoria sugere censura escrita para todos os deputados envolvidos nas representações. Além dos três deputados contra quem pode pesar a suspensão do mandato, foram incluídos Allan Garcês (PP-AC), Bia Kicis (PL-DF), Carlos Jordy (PL-RJ), Caroline de Toni (PL-SC), Domingos Sávio (PL-MG), Julia Zanatta (PL-SC), Nikolas Ferreira (PL-MG), Paulo Bilynskyj (PL-SP), Pr. Marco Feliciano (PL-SP), Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), e Zucco (PL-RS).
A censura escrita pode ser aplicada diretamente pela Mesa Diretora.
Da Rádio Câmara, de Brasília, com informações da Corregedoria da Câmara, José Carlos Oliveira
Use esse formulário para comunicar erros ou fazer sugestões sobre o novo portal da Câmara dos Deputados. Para qualquer outro assunto, utilize o Fale Conosco.
Sua mensagem foi enviada.