17/09/2025 17:25 - Relações Exteriores
Radioagência
Participantes de fórum do BRICS defendem integração dos países para melhoria de políticas públicas
PARTICIPANTES DE FÓRUM DO BRICS DEFENDEM INTEGRAÇÃO DOS PAÍSES PARA MELHORIA DE POLÍTICAS PÚBLICAS. A REPÓRTER MARIA NEVES ACOMPANHOU A REUNIÃO DE DEPUTADOS DOS PAÍSES MEMBROS COM ESPECIALISTAS.
No segundo dia do 2º Fórum BRICS de Valores Tradicionais os participantes discutiram a integração das ações dos países do bloco para promover avanços em temas como dignidade no trabalho, medicina preventiva e empreendedorismo. O encontro, que ocorre na Câmara dos Deputados, reúne parlamentares e especialistas para tratar da cooperação em cultura, saúde, e educação, por exemplo, com base em valores tradicionais compartilhados.
O BRICS é um fórum de articulação política e diplomática de países do chamado Sul Global. Onze países integram o bloco – Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia, Indonésia e Irã.
O deputado Ronaldo Nogueira (Republicanos-RS) ressaltou a necessidade de adoção de políticas públicas para promover a dignidade no trabalho nos países do BRICS. O parlamentar sustenta que, apesar de toda a riqueza do planeta, o mundo ainda convive com 183 milhões de desempregados e mais de dois bilhões de pessoas em postos de trabalho informais.
“E esses dois bilhões de pessoas que vivem na informalidade sobrevivem de bico, eles representam 60% da força de trabalho mundial. Nós temos 573 milhões de pessoas que enfrentaram a fome em 2024, e eu acredito que em 2025 esses números não serão alterados. Então, a grande realidade mundial hoje é muita pobreza em meio a tanta riqueza. As portas de trabalho, elas precisam ser criadas como consequência das políticas públicas de governo.”
Já os representantes da Rússia no encontro do BRICS propuseram a criação de grupos de trabalho para promover a saúde preventiva da população dos países do bloco. De acordo com a especialista em medicina regenerativa, Tatiana Kartavenko, por exemplo, cientistas do país desenvolveram um método para ajudar as pessoas a combaterem o aumento do colesterol e outros fatores que interferem na saúde.
Segundo a especialista, em um estudo realizado ao longo de 10 anos, os participantes relataram quase 43% de melhora no bem-estar geral e 48% de redução da ansiedade. Tatiana Kartavenko sustentou que esses resultados foram alcançados em 21 dias de exercícios simples, com duração de 12 minutos por dia.
Com a criação do grupo de trabalho, a especialista afirmou que a Rússia está disposta a compartilhar esse método de prevenção de problemas de saúde com os demais países do BRICS. Os debatedores também defenderam a ampliação da telemedicina como forma de democratizar o acesso a serviços de saúde.
Da Rádio Câmara, de Brasília, Maria Neves








