09/09/2025 19:48 - Economia
Radioagência
Brasil passa a integrar a rede global de parlamentares junto ao FMI e ao Banco Mundial
BRASIL PASSA A INTEGRAR A REDE GLOBAL DE PARLAMENTARES JUNTO AO FMI E AO BANCO MUNDIAL. O REPÓRTER JOSÉ CARLOS OLIVEIRA TEM AS INFORMAÇÕES
Em cerimônia na Câmara dos Deputados (em 09/09), foi instalado o Capítulo Brasil da Rede Parlamentar do Banco Mundial e do Fundo Monetário Internacional (FMI). Trata-se de uma plataforma global que conecta os parlamentares a dados, especialistas e fóruns internacionais, com influência nas políticas e nos investimentos das duas instituições financeiras multilaterais. As articulações da rede no Brasil serão comandadas pelo deputado Zé Neto (PT-BA) com foco em “cooperação interparlamentar e diálogo”.
“Um momento especial para integrar mais o legislativo com esse movimento que é feito no mundo inteiro. Eles estão com muitos investimentos no agro, na indústria e na energia limpa: 40% de tudo que eles investem aqui no Brasil vão para infraestrutura. Os parlamentares vão trazer demandas. A gente vai ter mais gente para fazer estudos de viabilidade e vai fazer essa intermediação. E o mais importante é que a gente está tratando desse assunto de forma suprapartidária”.
Zé Neto é titular das Comissões de Desenvolvimento Econômico e de Finanças e Tributação da Câmara, além de integrar várias frentes parlamentares ligadas a setores que são alvo dos financiamentos do Banco Mundial e do FMI. Nessa articulação, o deputado pretende manter interlocução permanente com os Ministérios da Fazenda e do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços. Integrante da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle, o deputado Luiz Gastão (PSD-CE) participou da cerimônia e destacou perspectivas de novos investimentos que tragam renda para a população e desenvolvimento socioeconômico para o país.
“A importância que se tem nesse evento de estreitar a relação do Parlamento com o FMI e com os bancos internacionais é a busca permanente de soluções que vão além das ideologias e das questões partidárias: vai em cima do desenvolvimento comercial, econômico, humano de todos os brasileiros”.
A inauguração do Capítulo Brasil na Rede Parlamentar contou com as presenças da diretora regional do Banco Mundial, Cecile Fruman, e do diretor da Corporação Financeira Internacional (IFC), Manuel Reyes-Retana. O Banco Mundial e o FMI foram criados em 1944 com as missões de financiar a reconstrução dos países após a Segunda Guerra Mundial e de garantir estabilidade do sistema monetário internacional. Posteriormente, ganharam atribuições de auxiliar financeiramente o desenvolvimento sobretudo dos países mais pobres.
Da Rádio Câmara, de Brasília, José Carlos Oliveira








