01/09/2025 12:57 - Meio Ambiente
01/09/2025 12:57 - Meio Ambiente
O PRESIDENTE DA CÂMARA DESTACOU O EMPENHO DOS DEPUTADOS EM VOTAR MATÉRIAS VOLTADAS À TRANSIÇÃO ENERGÉTICA. MOTTA PARTICIPOU NESTA SEGUNDA-FEIRA DO FÓRUM NORDESTE, COMO INFORMA O REPÓRTER LUIZ GUSTAVO XAVIER.
O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou que a Casa tem contribuído, cada vez mais, com projetos que ajudam o Brasil a tirar mais proveito de energias limpas, por meio da produção e distribuição de energia de fontes renováveis e com o desenvolvimento de novas tecnologias. Segundo Motta, a produção legislativa tem estado alinhada com as ambições da sociedade pelo diálogo constante com os múltiplos setores envolvidos. Ele participou da 14° edição do Fórum Nordeste, em Recife (PE).
“Num dos grandes desafios do nosso tempo, que é a transição energética, estamos, portanto, à frente do mundo. E isso não significa que devemos nos acomodar, mas, ao contrário, que devemos aproveitar essa vantagem.”
Ele citou projetos e leis já promulgadas que tiveram apoio decisivo do Parlamento, como marco legal da microgeração e minigeração distribuída de energia elétrica; o marco legal do hidrogênio de baixa emissão de carbono; a lei sobre o aproveitamento de potencial energético offshore, e a que instituiu o Programa de Aceleração da Transição Energética (Paten).
“Quanto ao etanol e aos biocombustíveis, valeria citar também a Emenda Constitucional n. 123, de 2022, que estabeleceu o diferencial de competitividade em favor dos biocombustíveis; e a Lei do Combustível do Futuro, de 2024, que, entre outras coisas, dispôs sobre o percentual obrigatório de álcool na gasolina.”
Motta lembrou ainda os investimentos em logística como as obras da ferrovia Transnordestina. Para o presidente da Câmara, os projetos trazem um grande potencial de competividade para o Nordeste, de forma a garantir que a região assuma um papel de protagonismo na geração de energia limpa.
Da Rádio Câmara, de Brasília, Luiz Gustavo Xavier
Use esse formulário para comunicar erros ou fazer sugestões sobre o novo portal da Câmara dos Deputados. Para qualquer outro assunto, utilize o Fale Conosco.
Sua mensagem foi enviada.