08/08/2025 17:40 -
08/08/2025 17:40 -
PRESIDENTE DA CÂMARA E LÍDERES PARTIDÁRIOS DEVEM DEFINIR A PAUTA DO PLENÁRIO EM REUNIÃO NA MANHÃ DE TERÇA.
HUGO MOTTA TAMBÉM DEFENDEU O FORTALECIMENTO DAS PRERROGATIVAS PARLAMENTARES, MAS CONDENOU PAUTAS QUE POSSAM PROVOCAR ATRITOS COM OS OUTROS PODERES.
QUEM NOS DÁ MAIS DETALHES É O REPÓRTER LUIZ GUSTAVO XAVIER
O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB) (Republicanos-PB), afirmou que a pauta do Plenário será definida na reunião de líderes da próxima terça-feira (12) pela manhã, e ainda não está definida a votação do projeto de anistia e nem do fim do foro privilegiado. Motta concedeu entrevista à CNN nesta sexta-feira. Segundo ele, é a maioria dos líderes partidários quem define a pauta do Plenário.
Hugo Motta: "Era um precedente gravíssimo que se abriria: ir lá sentar na Mesa e dizer que só sai quando votar a pauta que aquele partido quer. Isso não está correto, isso não é aceitável e nós não vamos permitir."
O presidente da Câmara reconheceu que há na Casa um "sentimento de incômodo" com algumas decisões do Supremo Tribunal Federal (STF). Segundo ele, e natural eventuais conflitos entre os poderes, mas eles devem conviver independentes e harmônicos. Motta defendeu o fortalecimento de prerrogativas parlamentares.
Hugo Motta: "Nós temos que, de certa forma, olhar esse sentimento com atenção, com preocupação, e a partir daí tentar encontrar o que seria o caminho possível de matérias legislativas que possam fortalecer as prerrogativas parlamentares."
Por fim, Motta alertou que não se pode confundir pauta de fortalecimento da prerrogativa parlamentar com pauta contra outro Poder. Ele disse para não contar com ele para agredir outros poderes seja o Executivo ou o Judiciário.
Da Rádio Câmara, de Brasília, Luiz Gustavo Xavier.
Use esse formulário para comunicar erros ou fazer sugestões sobre o novo portal da Câmara dos Deputados. Para qualquer outro assunto, utilize o Fale Conosco.
Sua mensagem foi enviada.