29/07/2025 14:13 - Relações Exteriores
Radioagência
Hugo Motta defende reforço de diálogo, cooperação e diplomacia nos 80 anos da ONU
PRESIDENTE DA CÂMARA DEFENDE REFORÇO DE DIÁLOGO, COOPERAÇÃO E DIPLOMACIA NOS 80 ANOS DA ONU. HUGO MOTTA PARTICIPOU DA CONFERÊNCIA MUNDIAL DE PRESIDENTES DE PARLAMENTO, COMO INFORMA O REPÓRTER JOSÉ CARLOS OLIVEIRA.
O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), defendeu o papel dos parlamentos para a superação do conjunto de crises que assolam o mundo. Motta discursou (em 29/07) na sexta Conferência Mundial de Presidentes de Parlamento, realizada em Genebra, na Suíça, e citou o atual contexto internacional marcado por tensões geopolíticas, intolerância, protecionismo e enfraquecimento do multilateralismo, agravados por mudanças climáticas e o que chamou de “vertiginosa digitalização da vida”.
O presidente da Câmara apontou caminhos no ano em que se comemoraram os 80 anos do fim da Segunda Guerra Mundial e da criação da Organização das Nações Unidas.
“Esse contexto e esses desafios requerem mais – e não menos – diálogo. Mais – e não menos – cooperação. Mais – e não menos – diplomacia. Requerem também uma renovação das instituições internacionais para que sejam mais representativas, eficientes e eficazes para todos”.
Hugo Motta ainda ressaltou o papel da diplomacia parlamentar para a construção de um futuro em que a razão e o entendimento se sobreponham à força e à confrontação em busca de “um mundo pacífico, resiliente, justo e sustentável”. Também fez questão de mostrar contribuições específicas do Parlamento brasileiro em várias áreas.
“No domínio comercial, aprovamos a Lei de Reciprocidade Econômica. Com ela, o Brasil tem ferramentas adequadas para responder a práticas discriminatórias em relação aos produtos brasileiros. É uma resposta serena, mas firme, em linha com a nossa profunda preocupação com o uso de medidas comerciais unilaterais para fins protecionistas e para ingerência em assuntos internos de outros países”.
Em termos de sustentabilidade ambiental, o presidente da Câmara destacou o compromisso do Parlamento com a transição energética e as metas ambiciosas de descarbonização, a fim de substituir gradualmente o impacto de gases poluentes sobre o aquecimento global. As novas leis do hidrogênio verde, dos combustíveis do futuro e do mercado de carbono foram destacadas por Hugo Motta, que também prometeu anunciar, em breve, os detalhes da reunião preparatória dos parlamentares de todo o mundo em torno da COP 30, a cúpula climática da ONU prevista para novembro, em Belém do Pará.
Motta também informou sobre avanços em torno do projeto de lei sobre inteligência artificial, com foco sobretudo na prevenção de crimes e na promoção do uso consciente das tecnologias digitais.
Da Rádio Câmara, de Brasília, José Carlos Oliveira








