25/07/2025 17:00 - Política
25/07/2025 17:00 - Política
ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS ESTIVERAM NA CÂMARA PARA SE APROFUNDAR NO TRABALHO DOS DEPUTADOS E NO PROCESSO LEGISLATIVO. O REPÓRTER MURILO SOUZA MOSTRA COMO FOI ESSA EXPERIÊNCIA.
Durou uma semana a 19ª edição do Politeia, projeto de extensão da Universidade de Brasília (UnB) com apoio da Câmara dos Deputados, que permite aos estudantes terem experiências práticas sobre dia a dia do trabalho dos deputados e o processo legislativo brasileiro.
A iniciativa, que teve início em 2003, utiliza uma metodologia de ensino onde o participante atua diretamente na construção de propostas legislativas.
O estudante de Direito Enzo Luiz, participante pela quarta vez e atual presidente da Casa na simulação do Politeia 2025, comenta os ensinamentos acumulados sobre a dinâmica da Câmara dos Deputados.
“A gente consegue ver e viver na pele como funciona a dinâmica do processo legislativo. Como acontece nas comissões, como se faz uma obstrução, qual o passo-a-passo de cada projeto, quais os tipos de projeto, como os temas são debatidos, como funcionam os acordos, que tipo de preparação você tem que ter. Então abre um mundo completamente novo e muito interessante”,
A estudante Amanda Cristina, que participou como deputada pelo PDT da Bahia, falou sobre projeto que apresentou para estimular a participação feminina em cargos de decisão.
“É sobre uma política nacional de fomento à liderança e à participação feminina em espaços de decisão. É muito importante para que a sub-representação de mulheres, que representam 52% do eleitorado, possa ser certamente corrigida, de forma evitar qualquer tipo de desigualdade de gênero no campo político”, disse.
Coordenador do Politeia e professor da UnB, Jocimar Silva participou como aluno em 2009 e destacou a importância da iniciativa para a formação de carreiras dos jovens. Segundo ele, o projeto Politeia ajuda a formar profissionais não só para a carreira política, mas para várias outras áreas.
Além de atuarem como parlamentares em uma das 165 vagas disponíveis, os participantes do Politeia podem viver experiências como repórteres e assessores parlamentares (cada função com 15 vagas), como fotógrafos, disputando 5 vagas e na organização do evento, para a qual há 40 vagas.
A edição de 2025 do Politeia reuniu 240 estudantes universitários de todo o país.
Da Rádio Câmara, de Brasília, Murilo Souza.
Use esse formulário para comunicar erros ou fazer sugestões sobre o novo portal da Câmara dos Deputados. Para qualquer outro assunto, utilize o Fale Conosco.
Sua mensagem foi enviada.