23/07/2025 10:26 - Cultura
23/07/2025 10:26 - Cultura
LIA DE ITAMARACÁ, CONHECIDA POR DIVULGAR A CIRANDA DENTRO E FORA DO PAÍS, TEM SUA ARTE RECONHECIDACOMO MANIFESTAÇÃO DA CULTURA BRASILEIRA. A INICIATIVA É DE UM PROJETO QUE FOI APROVADO PELA CÂMARA E AGORA PRECISA SER EXAMINADO PELOS SENADORES. SAIBA MAIS COM O REPÓRTER LUIZ CLAUDIO CANUTO.
No Nordeste, a ciranda é uma expressão que une música, poesia e dança de roda. Em Pernambuco há uma rainha da ciranda: Maria Madalena Correia do Nascimento, a Lia de Itamaracá, que é organizadora do Centro Cultural Estrela de Lia e teve seu trabalho reconhecido pelo Iphan, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.
A Ciranda do Nordeste foi reconhecida como Patrimônio Cultural do Brasil em agosto de 2021 e em 2023 pelo Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural do Iphan, que deu um diploma às cirandeiras.
Agora, outra valorização vem da Câmara dos Deputados. A Comissão de Constituição e Justiça aprovou projeto (PL 5377/23) que reconhece a obra artística de Lia de Itamaracá como Manifestação da Cultura Brasileira. A autora da proposta é a deputada Maria Arraes (Solidariedade-PE), do Solidariedade de Pernambuco.
“Pra gente manter a tradição de Lia, manter a tradição da cultura da ciranda, o que a gente precisa fazer, não só com ela, que é uma grande mestre, uma grande referência, é incentivar e valorizar esse artistas, então a aprovação do nosso projeto de lei é um passo importante porque a gente permite que ela seja preservada, protegida, valorizada, incentivada e difundida, então a gente quer que essa expressão da cultura popular tão rica seja levada para os quatro cantos do nosso país. Mas, além da lei, é fundamental que a gente continue levando a ciranda para as escolas, para as praças, para os palcos e principalmente para o coração das pessoas, porque a gente quer que as crianças e os jovens conheçam Lia, cantem suas músicas, dancem de mãos dadas e entendam o valor dessa tradição, que é nossa, que vem da área de Itamacará e que é levada para o mundo.”
O texto aprovado é o relatório do deputado Neto Carletto (Avante-BA), do Avante da Bahia. A proposta que reconhece a obra artístico-cultural de Lia de Itamaracá como Manifestação da Cultura Brasileira agora segue para o Senado Federal.
Da Rádio Câmara, de Brasília, Luiz Cláudio Canuto
Use esse formulário para comunicar erros ou fazer sugestões sobre o novo portal da Câmara dos Deputados. Para qualquer outro assunto, utilize o Fale Conosco.
Sua mensagem foi enviada.