04/07/2025 15:14 -
04/07/2025 15:14 -
NOVA LEI AUMENTA PENA PARA CRIMES COMETIDOS EM AMBIENTE ESCOLAR. A REPÓRTER CLARA LISBOA TEM MAIS DETALHES.
Nova lei aumenta a pena para crimes cometidos em escolas e o assassinato no ambiente escolar passa a ser considerado como hediondo. A pena passou de 6 a 20 anos de prisão para 12 a 30 anos.
A pena padrão de homicídio também deve aumentar se o crime em ambiente escolar for cometido contra pessoa com deficiência, doença ou vulnerabilidade física e mental, ou se o autor do crime for um familiar, companheiro, professor ou funcionário da instituição de ensino.
O Instituto Sou da Paz realizou uma análise de 24 ataques ocorridos em escolas brasileiras entre os anos de 2002 e 2023, totalizando 137 vítimas desse tipo de crime. O relatório também destacou que houve um aumento na frequência desses ataques a partir de 2019, com a flexibilização do acesso às armas.
O deputado Bibo Nunes (PL-RS) defendeu a aprovação do projeto que deu origem à lei, considerando o ambiente escolar como “sagrado”.
“É momento de nós impormos a verdade, o justo, o certo, o correto, principalmente em cima de quem não respeita a criança e o ambiente escolar, que é sagrado. Afinal de contas, se não tivermos o exemplo na escola, teremos exemplo onde?”
A nova lei que institui o aumento da pena de homicídio cometido em ambiente escolar e o torna crime hediondo já está em vigor.
Da Rádio Câmara, de Brasília, Clara Lisboa.
Use esse formulário para comunicar erros ou fazer sugestões sobre o novo portal da Câmara dos Deputados. Para qualquer outro assunto, utilize o Fale Conosco.
Sua mensagem foi enviada.