25/06/2025 17:16 -
25/06/2025 17:16 -
DEPUTADA COBRA PLANO DE ADAPTAÇÃO CLIMÁTICA PARA ESCOLAS. A REPÓRTER CLARA LISBOA EXPLICA O PROBLEMA.
Estudo realizado pela UNICEF aponta que mais de 1 milhão de meninos e meninas tiveram suas aulas interrompidas no ano passado devido a questões climáticas no Brasil, como as enchentes que ocorreram no estado do Rio Grande do Sul e a seca que afetou o Amazonas.
Por isso, a Comissão de Educação convocou uma audiência pública para tratar a climatização nas escolas e discutir os dados sobre impactos das mudanças climáticas no ambiente escolar.
A deputada Sâmia Bomfim (Psol-SP), que sugeriu a reunião, também destacou, usando dados do projeto MapBiomas, que mais de 2 milhões de crianças estudam em escolas nas quais as temperaturas internas ultrapassam em até 3º graus o clima externo, comprometendo sua capacidade de aprender, aumentando riscos de saúde e, em muitos casos, provocando o abandono dos estudos.
O especialista em clima e meio ambiente da UNICEF Brasil, Danilo Moura, chamou atenção especial para como as doenças causadas pela mudança climática afetam as crianças em idade escolar.
“Da mesma forma, tem uma série de doenças que são impactadas pelas mudanças do clima de forma geral, tanto pela mudança de temperatura, quanto pela mudança dos padrões de chuva e seca. E daí você tá falando de um aumento da prevalência de doenças que vão desde doenças respiratórias, pneumonias, até doenças diarréicas, as doenças transmitidas por vetor, como dengue, chikungunya , zika, malária, febre amarela, você um conjunto de doenças que piora que, de novo, tem um impacto desproporcional sobre as crianças.”
Já o representante da Secretaria de Mudança do Clima do Ministério do Meio Ambiente, Carlos Príncipe, apresentou medidas que estão sendo elaboradas para diminuir os impactos das mudanças climáticas no país. O Plano Clima está em desenvolvimento, e deve ter ações até 2035, com um plano de mitigação e adaptação.
“Quando a gente fala de mitigação, obviamente, a gente diz sobre como nós vamos reduzir as emissões de gases de efeito estufa e adaptação, como nós vamos nos adaptar às mudanças climáticas em todas as consequências que advêm do aquecimento global.”
A deputada Sâmia Bomfim reforçou que para que possa haver uma formulação da política nacional de adaptação climática nas escolas, é necessário um debate com base em dados e evidências técnicas.
Da Rádio Câmara, de Brasília, Clara Lisboa.
Use esse formulário para comunicar erros ou fazer sugestões sobre o novo portal da Câmara dos Deputados. Para qualquer outro assunto, utilize o Fale Conosco.
Sua mensagem foi enviada.