12/06/2025 17:21 - Direitos Humanos
12/06/2025 17:21 - Direitos Humanos
COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA APROVA CRIAÇÃO DE SEMANA NACIONAL DO MUTIRÃO DIREITO A TER PAI. A REPÓRTER PAULA MORAES ACOMPANHOU A VOTAÇÃO.
Uma proposta aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça da Câmara cria a Semana Nacional do Mutirão Direito a Ter Pai, a ser realizada na semana de 12 de outubro (PL 1441/23). O objetivo é disseminar informações sobre parentalidade responsável e concentrar esforços para facilitar o reconhecimento de paternidade e maternidade.
De acordo com a proposta, os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário municipais, estaduais e federal, com suporte das defensorias públicas e dos ministérios públicos estaduais, deverão atuar de forma coordenada para difundir e operacionalizar a semana do Mutirão Direito a Ter Pai.
A autora da proposta, deputada Ana Paula Leão (PP-MG), destaca que o esforço dos diversos órgãos poderá agilizar o reconhecimento de paternidades.
“Quando a gente trabalha em conjunto, Poder Executivo, Poder Legislativo, Defensoria, Ministério Público, Poder Judiciário, as coisas fluem no Brasil de uma maneira muito rápida, e esse projeto visa isso. Você entra com um processo de DNA, você demora anos e anos para que aquilo dê certo, para que tenha um resultado. Com a Semana do Direito a Ter Pai, é bem mais rápido, você vai fazer um acordo e vai ser bem rapidinho.”
A proposta que cria a Semana Nacional do Mutirão Direito a Ter Pai já pode seguir para a análise do Senado, a menos que haja recurso para votação pelo Plenário da Câmara.
Da Rádio Câmara, de Brasília, Paula Moraes.
Use esse formulário para comunicar erros ou fazer sugestões sobre o novo portal da Câmara dos Deputados. Para qualquer outro assunto, utilize o Fale Conosco.
Sua mensagem foi enviada.